POLÍTICA MT
ALMT amplia inclusão com guichê exclusivo para atendimento à comunidade surda
POLÍTICA MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) reafirmou seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão social ao inaugurar, nesta quinta-feira (9), o primeiro guichê exclusivo para atendimento à comunidade surda no Espaço Cidadania. O novo serviço vai oferecer acolhimento especializado para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN), documento que substitui o antigo Registro Geral (RG).
O atendimento será feito pela servidora Lhais Rafaela Pinheiro Soares, que é surda e foi capacitada para realizar o serviço de forma autônoma e eficiente, das 8h às 16h.
Durante a solenidade, o primeiro-secretário da Casa, deputado Dr. João (MDB), destacou que a iniciativa simboliza o cuidado da ALMT com todos os públicos.
“A Assembleia tem compromisso com a acessibilidade. Centenas de pessoas passam diariamente pelo Espaço Cidadania e agora, com esse guichê acessível, estamos garantindo um atendimento digno às pessoas surdas e com deficiência auditiva. É uma ação inovadora, que reforça o papel da Casa como instituição próxima da sociedade”, afirmou.
O deputado Sebastião Rezende (União), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, também ressaltou o caráter humanizado e inclusivo do trabalho realizado pela ALMT.
“Hoje a Assembleia Legislativa é referência nacional em inclusão. O Espaço Cidadania tem se tornado sinônimo de acolhimento, respeito e eficiência. Este novo guichê reforça o compromisso da Casa com um atendimento de qualidade e verdadeiramente humanizado”, pontuou.
A ouvidora-geral do Espaço Cidadania, Uecileny Rodrigues Fernandes, explicou que a criação do guichê surgiu a partir da observação do desempenho e da empatia de Lhais no contato com o público.
“Percebemos o potencial e o carisma da servidora, que já vinha atendendo muito bem a população. Por ser surda, ela compreende as barreiras de comunicação enfrentadas por essa comunidade. Agora, com um espaço exclusivo, o atendimento será ainda mais eficiente, acolhedor e acessível”, destacou.
Para Andrico Moraes Xavier, secretário adjunto de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, a inauguração representa um marco histórico para o estado.
“Esse guichê simboliza empatia e protagonismo. É uma ação que fortalece a comunicação entre o poder público e a comunidade surda e demonstra o comprometimento da Assembleia com a acessibilidade em Mato Grosso”, afirmou.
Emocionada, Lhais Rafaela Pinheiro Soares celebrou a conquista e ressaltou a importância do novo espaço.
“É um momento muito especial. A comunicação entre surdos e ouvintes muitas vezes é difícil, mas agora o atendimento vai fluir naturalmente. Estou muito feliz e grata pela oportunidade e pela sensibilidade da direção da Casa em olhar com empatia para a comunidade surda”, disse.
Entre as primeiras atendidas no novo guichê, Thaiane Camilla Rodrigues da Silva, que trabalha com digitalização de documentos. Ela é surda e relatou a alegria de poder ser compreendida durante o atendimento.
“É muito difícil quando não há intérprete. Aqui, saber que vou ser entendida me traz tranquilidade e confiança. Esse espaço é uma conquista enorme para nós, surdos”, contou.
A entrevista com a servidora Lhais Rafaela e demais participantes surdos foi realizada em Libras, com tradução das intérpretes da TVAL, Carla Vitória da Silva Pires e Carine Oliveira Guerreiro Campos.
Fonte: ALMT – MT

POLÍTICA MT
Wilson Santos entrega ambulância à comunidade rural de Chapada dos Guimarães

O deputado Wilson Santos (PSD) esteve na comunidade rural João Carro, em Chapada dos Guimarães, na última sexta-feira (10), para realizar a entrega de uma ambulância que vai reforçar o atendimento de saúde dos moradores da região. O veículo foi adquirido por meio de emenda no valor de R$ 200 mil, de autoria do parlamentar, com indicação da ex-vereadora Cidú Siqueira (União).
Durante a solenidade, ele destacou o compromisso de garantir dignidade e melhores condições de atendimento à população que vive nas áreas mais afastadas do município. “Estamos entregando mais uma ambulância, fruto de um pedido e de uma luta da ex-vereadora Cidú que conhece de perto as necessidades dessa comunidade. Este veículo significa esperança, o direito à vida e à dignidade para os moradores da região”, afirmou.
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (União), agradeceu o apoio do deputado e destacou a importância do novo veículo para ampliar a estrutura de saúde do município. “Com resiliência e persistência alcançamos este resultado. Agradeço o olhar especial do deputado com Chapada dos Guimarães. O benefício é incalculável. De tudo que fizemos aqui, reconhecemos que a ambulância era uma necessidade e, agora João Carro, está sendo contemplada”, ressaltou o gestor.
A ex-vereadora Cidú Siqueira, responsável pela indicação da demanda, também expressou gratidão pela parceria que tornou a conquista possível. “Entregar uma ambulância é cuidar da comunidade. O deputado e o prefeito estão trazendo qualidade de vida e temos apenas a agradecer. É uma conquista importante, resultado de um trabalho conjunto em favor da população”, declarou.
Com essa entrega, Wilson Santos reforça o seu compromisso com a saúde pública e com as comunidades rurais de Mato Grosso, assegurando melhores condições de atendimento e transporte de pacientes em regiões de difícil acesso.
Fonte: ALMT – MT
-
ESPORTES6 dias atrás
Rodrygo retorna à Seleção em sua “melhor versão” e exalta reencontro com Ancelotti
-
ESPORTES5 dias atrás
Atlético-MG vence o Sport por 3 a 1 na Arena MRV
-
ESPORTES5 dias atrás
Novorizontino vence o Cuiabá e entra no G4 da Série B
-
ESPORTES5 dias atrás
Mirassol vence Fluminense, retorna ao G4 e complica o tricolor na tabela
-
ESPORTES4 dias atrás
Seleção Brasileira humilha Coreia do Sul com goleada de 5 a 0 em Seul
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Edna Sampaio propõe políticas para órfãos do feminicídio e mulheres no mercado de trabalho
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Wilson Santos propõe destinar 20% do Fethab à habitação popular em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
ALMT instala Câmara Setorial Temática para enfrentar feminicídio