CUIABÁ

POLÍCIA

PRF apreende 146 m³ de madeira irregular neste final de semana

Publicados

POLÍCIA

Neste final de semana a Polícia Rodoviária Federal, realizou apreensões de madeira transportada de maneira irregular em diversas partes do Estado de Mato Grosso. A carga apreendida em dois dias totalizou mais de 146 m³ de madeira .

Na madrugada do último sábado, 27 de abril, durante patrulhamento ao longo da BR 163, em Guarantã do Norte/MT, as autoridades localizaram um caminhão que transportava madeira sem possuir documento de origem florestal que autorizasse o transporte . O condutor informou que carregou o veículo em Alvorada da Amazônia, distrito de Novo Progresso-PA. A carga totalizava 38,09 m³.

Mais tarde, no mesmo dia, por volta das 14h30, uma equipe em fiscalização conjunta com o INDEA, no Km 88 da BR 174, em Comodoro/MT, interceptou um veículo que transportava madeira serrada irregular de Espigão D’oeste/RO para Navegantes/SC, totalizando 41,47 m³.

No dia seguinte, no mesmo local, , por volta das 10h05, um outro caminhão foi abordado pela PRF e INDEA, e este também possuía irregularidades no transporte da madeira serrada. A carga seguia de Alto Paraíso/RO para Franca/SP, com uma carga de 32,76 m³.

Leia Também:  PM celebra aniversário da Escola de Formação de Praças com homenagens a autoridades militares e civis

Em Rondonópolis, no mesmo dia 28, por volta das 07h19, um veículo carregava madeira com volumetria maior que a declarada nos documentos fiscais. O veículo saiu de Juara/MT com destino à Nova Andradina/MS, e foram apreendidos 33.90 m³ de madeira.

Os veículos fiscalizados apresentavam irregularidades no transporte da madeira, tais como falta de documentação exigida, documentação irregular, volumetria maior que a descrita na nota fiscal, espécie diversa da transportada, entre outras.

Transportar madeira em desacordo com a legislação é crime previsto na lei Lei n° 9.605/98 e infração administrativa ambiental descrita no parágrafo 1° do Art. 47 do Decreto n° 6.514/08. Vale frisar que incorreram em crime ambiental descrito no parágrafo único do Art.46 da referida lei não só o transportador como também o emitente da DANFE, o proprietário do veículo e o condutor.

A carga e os veículos encontram-se à disposição da justiça para cumprimento das providências cabíveis.

Essas apreensões destacam a necessidade contínua de fiscalização para combater o transporte ilegal de madeira na região, uma atividade que tem impactos graves no meio ambiente e na sustentabilidade das florestas nativas. A PRF em parceria com órgãos ambientais, está intensificando os esforços para coibir tais práticas e garantir a preservação dos recursos naturais.

Leia Também:  Forças de segurança interceptam avião e apreendem 400 kg de cocaína

🔵🟡 PRF, uma polícia de todos os brasileiros.

Fonte: PRF – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Militar recupera caminhonete, prende dupla e apreende adolescente por furto em Alta Floresta

Publicados

em

Por

Policiais militares do 8º Batalhão recuperaram, neste domingo (19.05), uma caminhonete Ford Ranger furtada em um trecho da MT-325, no município de Alta Floresta (790 km de Cuiabá). Na ação, dois jovens, de 20 e 21 anos, foram presos em flagrante e um adolescente de 17 anos foi apreendido suspeitos pelo crime.

Conforme boletim de ocorrência, a vítima relatou que havia deixado o veículo com a chave no contato na frente de uma residência, e ao sair do imóvel não encontrou o carro. Após a denúncia, os policiais militares intensificaram o policiamento na região para localizar o carro.

Em seguida, as equipes receberam informações de que havia um carro com as mesmas características apresentadas na denúncia dentro de um matagal, próximo à Balsa do Bisteca, e que a caminhonete havia sido deixada por três homens.

Após abandonarem o carro, o trio estava circulando a pé pela região, quando foram abordados e detidos em seguida pelos policiais militares. Questionados quanto ao furto, os suspeitos confessaram o crime e relataram que tinha acabado combustível do carro. Nada de ilícito fora localizado com eles. Os suspeitos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.

Leia Também:  PM celebra aniversário da Escola de Formação de Praças com homenagens a autoridades militares e civis

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA