CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Mauro Carvalho ajudou a consertar Mato Grosso e é um grande companheiro, afirmou Mauro Mendes

Publicados

MATO GROSSO


O governador Mauro Mendes agradeceu ao secretário Mauro Carvalho por todo o trabalho realizado nos três anos e três meses que comandou a Casa Civil. Na avaliação do governador, Carvalho foi decisivo em muitos momentos o que contribuiu para colocar Mato Grosso novamente no caminho do desenvolvimento.

“Mauro Carvalho desempenhou a tarefa de ser o articulador do Governo, de dialogar com os Poderes e fez isso muito bem. O trabalho dele ajudou a consertar esse Estado, sendo decisivo em muito momentos, ao sentar a mesa com os Poderes e parlamentares para defender os projetos que hoje estamos realizando em Mato Grosso”, afirmou Mauro Mendes.

Carvalho assumiu o cargo no dia 2 de janeiro de 2019 e participou ativamente de toda a administração. Braço direito do governador, ele desempenhou papel de destaque na gestão, principalmente no trabalho para destravar a máquina pública.

“Agradeço muito toda a dedicação de Mauro Carvalho nesse período. Trabalhou muito por Mato Grosso, para fazer desse estado um lugar melhor para todos os mato-grossenses. Ele é um grande companheiro e agora seguirá um novo desafio”, ressaltou, acrescentando que nos próximos dias deverá anunciar o substituto que assumirá o cargo.

Leia Também:  Final da etapa Cuiabá / Várzea Grande da 17ª Edição do FETRAN

Trajetória

Nos três anos de Governo, Mauro Carvalho, que é empresário, se dedicou a vida pública. Ajudou o Governo a abrir diálogo com as entidades sindicais, sempre levando o diálogo como ferramenta de conciliação.

Junto a Assembleia Legislativa, sua gestão foi destaque ao agilizar o pagamento das emendas impositivas e trabalhar com a base para a aprovação das pautas que contribuíram para consertar o Governo e fazer com que Mato Grosso se tornasse um estado que realiza o maior pacote de obras e ações da história.

Com relação ao trabalho com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas, Carvalho abriu as portas do Governo para as instituições, o que possibilitou uma evolução nas relações e harmonia entre os poderes.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Casal deixa vida urbana e transforma chácara em modelo de produção agroecológica com apoio da Seaf e Empaer

Publicados

em

Por

O casal Gebrair Pinheiro e Márcia Krindgies deixou a vida de servidores públicos em Lucas do Rio Verde para investir no sonho de viver da terra. Há três anos, eles adquiriram o Sítio Nossa Senhora das Graças, em Tapurah, e transformaram a antiga área de vegetação nativa em um modelo de produção agroecológica, com destaque para o cultivo de abacaxi. A propriedade é uma das 28 beneficiadas com kits de irrigação entregues pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e conta com assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).


Instalados em uma propriedade de 4 hectares, sendo 2,4 hectares destinados ao cultivo, o casal se dedica à produção de alimentos orgânicos como abacaxi, mandioca e batata-doce. O carro-chefe é o abacaxi, que já alcançou a impressionante marca de 18 mil pés plantados.

O início foi despretensioso. “Tínhamos um dinheiro guardado e pensamos em comprar uma chácara apenas para lazer. Mas meu esposo ganhou 300 mudas de abacaxi e decidiu plantar. Aos poucos, fomos gostando e tomando gosto pela produção”, contou a Dona Márcia.

Gebrair relembra com orgulho os primeiros passos: “Aqui era tudo mato. Da primeira vez colhi, replantei e fui aumentando. Hoje temos uma produção consolidada”, destacou.

Leia Também:  Sedec busca fortalecimento da agroindústria de Mato Grosso em visita à Argentina


Segundo o técnico da Empaer de Itanhagá, Alfredo Neto, que atende o casal em Tapurah, a história da família é um caso de sucesso. “Eles seguem as orientações, fazemos as análises de solo e, sob nossa orientação, eles utilizam caldas agroecológicas e têm uma participação ativa. É um exemplo de como o apoio técnico e o trabalho familiar caminham juntos para o desenvolvimento rural sustentável”, ressaltou.


Os kits de irrigação entregues pela Seaf foram instalados com apoio da prefeitura, garantindo segurança hídrica e manutenção da produção durante o período de estiagem.

“Esse kit de irrigação nos ajuda muito. Produzir sem água é quase impossível. Agradecemos ao Governo do Estado e à Seaf por esse apoio. Nosso desejo é que mais famílias sejam beneficiadas”, agradeceu o casal.

Hoje, o Sítio Nossa Senhora das Graças gera uma renda média de R$ 4 mil líquidos por mês, exclusivamente da produção agrícola. Além disso, o casal participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ampliando o acesso a mercados institucionais e garantindo a comercialização de seus produtos e também do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Eu era motorista e já falei para minha esposa, o resto da nossa vida será aqui”, afirmou Gebrair. “Eu encontrei na agricultura familiar a realização dos meus sonhos”, completou dona Márcia.

Leia Também:  "Reforma Tributária traz desigualdade na distribuição dos recursos", afirma secretário

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio ambiente, Marozan Ferreira Barbosa, destaca a atuação articulada entre governo estadual entre associações e cooperativas. “Temos uma cadeia produtiva muito bem organizada em Tapurah. Desde apicultura até o cultivo de frutas, os projetos têm sido atendidos com o apoio da Seaf. É gratificante ver resultados como o do casal Gebrair e Márcia, que são exemplo de que a agricultura familiar é sinônimo de desenvolvimento e sustentabilidade”, ratificou o secretário.

Investimentos do Estado na agricultura familiar de Tapurah

Entre 2019 e 2025, o Governo de Mato Grosso, por meio da Seaf, investiu mais de R$ 2,6 milhões em ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar em Tapurah. Foram entregues máquinas, veículos, kits de irrigação, tanques resfriadores de leite, barracas de feira, além do fomento de programas como o Proleite e a distribuição de sêmen bovino, que beneficiam diretamente as famílias do campo.

O município conta com 803 propriedades rurais familiares, que representam 53% da área produtiva da agropecuária local, um indicador claro da importância da agricultura familiar para a economia e o abastecimento alimentar da região.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA