VÁRZEA GRANDE
Menos de 19% do público alvo está vacinado contra dengue em Várzea Grande
VÁRZEA GRANDE
Percentual está muito distante do que preconiza o MS e Município faz apelo para que pais e responsáveis compareçam às unidades básicas de saúde
Dados da secretaria de Saúde de Várzea Grande apontam que menos de 19% do público alvo está vacinado contra a dengue no município. O alerta é da gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carrera, que reforça o pedido para que os pais levem os filhos de 10 a 14 anos, para serem imunizados. “Estamos vivendo uma epidemia e é importante que eles tenham esse cuidado. A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e evitar casos graves e hospitalizações”.
Como explica a gerente, todas as unidades de Saúde de Várzea Grande têm vacinas contra a dengue. O imunizante está disponível somente para crianças e adolescentes e essa é uma decisão técnica que o Ministério da Saúde (MS) adotou, baseada nos testes que são realizados antes da vacina ser difundida para toda a população, por isso nós, enquanto Município, não podemos estender a vacinação para outros públicos indo contra o Ministério”. Ela afirma que qualquer alteração no público alvo do imunizante tem de vir do MS.
A gerente de Vigilância Epidemiológica lembra que todas as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde, e que fazem parte do calendário nacional, são importantes e devem ser realizadas nas faixas etárias indicadas para que forneça a proteção adequada.
Alessandra Carrera destaca também a importância de os pais manterem em dia o esquema de vacinação como forma de prevenir doenças para as quais existe imunização. “Além das vacinas contra a influenza e a dengue, diversas outras que compõem o calendário nacional estão disponíveis, daí a importância de buscar uma unidade de saúde para observar a caderneta de vacinação e se possível tomar o imunizante que está em falta”.
CUIDADOS – A dengue, zika e chicungunya são doenças infecciosas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e para conter a sua proliferação é importante que a população mantenha cuidados de higiene no combate ao mosquito, como por exemplo, limpar os terrenos, caixas d’água e utensílios que possam acumular água. “É importante que as famílias mantenham essa rotina de cuidados o ano inteiro e se possível, fazer uso de repelentes. Essas doenças causam mal-estar e dores ao corpo e na forma mais grave, hospitalização e até a morte”, pontuou Alessandra Carrerra.
VÁRZEA GRANDE
Adutora é reparada e ETA I volta operar com programação para abastecer bairros ainda hoje
Produção das ETAS I e II está sendo retomada gradativamente e até amanhã devem ser totalmente normalizadas
Após dias de trabalhos intensos das equipes técnicas do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), a adutora que abastece o reservatório do Morro do Urubu foi totalmente reparada. Com isso, o sistema de abastecimento I, ETA I (conhecida como ETA Velha), começa a ser restabelecido, beneficiando diretamente nove bairros da cidade, onde estão 115 loteamentos.
Agora, a estação de tratamento passa pelo processo de lavagem e limpeza dos filtros, etapa essencial para garantir a qualidade da água distribuída. Assim que essa etapa for concluída, a estação voltará a bombear água para o Morro do Urubu, responsável pelo abastecimento de toda a região atendida pelo Sistema I.
Ainda hoje (4), a parte alta do São Simão deve receber água, bem como o Vila Nova. Amanhã outros bairros da região também devem ser restabelecidos.
Essa retomada também impacta diretamente a ETA II, que vinha operando com apenas 50% de sua capacidade e priorizando o abastecimento do Pronto-Socorro e Hospital Municipal (PSHMVG) de Várzea Grande. Com a normalização da ETA I, a ETA II retorna ao seu funcionamento total, garantindo o fornecimento regular de água para os bairros atendidos pelo sistema.
O DAE reforça que o abastecimento será restabelecido de forma gradual, conforme os reservatórios forem enchendo e a pressão na rede for normalizando. Durante esse período, o acompanhamento das equipes segue de maneira contínua, garantindo que a distribuição ocorra da melhor forma possível.
A autarquia segue comprometida com a recuperação e modernização do sistema de abastecimento, priorizando soluções definitivas para evitar falhas recorrentes e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
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