CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

“Dia D” de vacinação contra Influenza em Várzea Grande será neste sábado, dia 20

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Neste sábado, dia 20 de abril, Várzea Grande se mobiliza em uma grande campanha de vacinação contra a influenza, visando alcançar um dos pilares fundamentais da saúde pública: a imunização da população (grupos prioritários). Das 8h às 17 horas, sem intervalo de almoço, as 23 Unidades Básicas de Saúde estarão prontas para receber o público-alvo desta etapa da campanha.

Com uma meta de vacinar pouco mais de 93 mil pessoas, a cidade busca atingir ao menos 90% desse público durante toda a campanha, garantindo uma ampla proteção contra a gripe. Este esforço concentrado no “Dia D” proporciona uma oportunidade valiosa para aqueles que não conseguem se vacinar durante a semana.

A secretária de saúde, Maria das Graças Metelo, destaca a importância desta iniciativa: “Estamos empenhados em assegurar que nossa população esteja protegida contra a influenza, especialmente neste momento desafiador que enfrentamos. A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e salvar vidas”.

Relva Cristina de Moura Teixeira, superintendente de vigilância em Saúde do município, ressalta a abrangência da campanha: “Estamos disponibilizando a vacina primeiro para grupos prioritários, desde crianças, pessoas com comorbidades, professores até profissionais da área de saúde, mulheres gestantes e lactantes e idosos, garantindo uma proteção ampla e efetiva a quem mais precisa”.

Leia Também:  Várzea Grande reafirma 20% de desconto para o Alvará de 2024

As 23 Unidades Básicas de Saúde, distribuídas estrategicamente por toda a cidade, estarão prontas para receber os seguintes grupos prioritários: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); Idosos (pessoas acima de 60 anos); Gestantes; Puérperas; Indígenas; Trabalhadores de saúde; Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); População privada de liberdade (18 anos e mais); Funcionários do sistema de privação de liberdade; Pessoas com comorbidades; Professores; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas em situação de rua; Forças de segurança e salvamento; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso; e, Trabalhadores portuários.

A secretária de Saúde ressalta que a campanha também inclui uma ação de atualização do cartão vacinal, visando garantir que todas as pessoas estejam em dia com suas vacinas, fortalecendo assim a proteção individual e coletiva.

“Não deixe de participar deste importante momento de cuidado com a saúde pública. Compareça a uma das unidades de saúde no Dia D de Vacinação Contra Influenza e contribua para a construção de uma comunidade mais saudável e protegida”, convida a gestora.

Leia Também:  Denúncia de maus-tratos a animais no bairro Mapim mobiliza autoridades ambientais e policiais

As 23 Unidades Básicas de Saúde que terão o Dia D de Vacinação contra a Influenza são: ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha), ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur), ESF Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória), ESF Jardim Imperial, ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel), ESF Margarida Pereira Tavares (Manaíra), ESF Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara), ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus), ESF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel), ESF Alvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado), ESF Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa), ESF Nossa Senhora da Guia, ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde), ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande), ESF Miguel Baracat (24 de dezembro), ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima), ESF Cohab Cristo Rei, ESF Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago), ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark), ESF Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei), ESF Binoca Maria da Costa (Manga), ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União, ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Moradores do bairro Cristo Rei recebem ação do Cadastro Único nesta quarta-feira 

Publicados

em

Por

Essa ação contará com apoio do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, Cristo Rei e da Secretaria de Saúde, que estará com atendimento psicossocial.

Equipes da Secretaria de Assistência Social – que atuam no setor do Cadastro Único – estarão nesta quarta-feira (24), realizando o atendimento às famílias que residem no bairro Cristo Rei e regiões circunvizinhas.  Os trabalhos estarão concentrados em um espaço na Igreja da Bênção, localizado no Jardim União. A ação será realizada das 08 às 11 horas. 

É importante que o morador tenha em mãos as documentações pessoais e comprovante de endereço. É importante também que qualquer mudança – seja de endereço ou de número de celular – sejam comunicados à equipe do Cadastro Único, pois dessa forma os dados serão atualizados, caso contrário, os beneficiários correm risco de terem o benefício suspenso.

Como destaca a coordenadora do Cadastro Único, Elizangela Ferreira Arantes, essa ação tem por objetivo fazer a busca ativa das famílias inscritas no programa, e que por um motivo ou outro estão com inconsistência cadastral, bem como a atualização e inserção de novas famílias para que também tenham acesso aos programas sociais, seja do Governo Federal, Estadual ou Municipal.  

Leia Também:  Kalil entrega revitalização da EMEB Ednilson Kolling

A coordenadora informa ainda que nesta ação, a equipe do Cadastro Único terá apoio, dos servidores do Centro de Referência em Assistência Social CRAS, unidade Cristo Rei, e de uma equipe da Secretaria de Saúde que estará realizando atendimento psicossocial das famílias que forem até o local. 

AÇÃO ITINERANTE – Desde o mês de junho do ano passado a secretaria de Assistência Social vem fazendo ações itinerantes todas as semanas em uma localidade diferente, fazendo a busca ativa das famílias que estão com inconsistência cadastral, e também as inscrições de novos beneficiários e que necessitam de auxílio social.  É importante que as famílias cadastradas estejam com os dados atualizados, pois qualquer alteração, como mudança de endereço, telefone e até cidade, pode inviabilizar a busca, e acesso a qualquer benefício. 

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, enfatiza a importância da atualização cadastral a cada dois anos. “O objetivo da ação realizada pela equipe do Cadastro Único é fazer a regularização das famílias que se encontram em descumprimentos das condicionalidades do programa e com isso estão perdendo os seus benefícios, por isso manter os dados atualizados é fundamental para garantir a elegibilidade de benefícios”, alertou.

Leia Também:  Saúde realiza a III Conferência Municipal de Saúde Mental

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA