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Professores são qualificados para educar crianças com dislexia

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Professores das escolas públicas de Cuiabá participaram de um simpósio destinado a identificar sinais de dislexia em crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental. O evento foi realizado no período da tarde no auditório Maestro China, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), localizado no bairro Bandeirantes.

A coordenadora de educação especial da Prefeitura de Cuiabá, professora Neuraides Ribeiro, explica que o município tem a ideia de oferecer, a partir de 2026, seguidas formações continuadas para qualificar professores a respeito do tema.

“Esse foi o primeiro evento realizado na Secretaria Municipal de Educação com foco na dislexia. A partir de 2026, vamos trabalhar ainda mais este tema para que a informação e o conhecimento sejam acessíveis. A partir de formações continuadas, vamos levar conhecimento aos diretores, coordenadores e professores. Quando a dislexia é identificada nas séries iniciais, melhor será a implantação dos métodos de educação para garantia da plena aprendizagem destas crianças”, explica.

A presidente da associação de dislexia de Mato Grosso, Gabrielle Cury, explica que o simpósio é realizado, em caráter itinerante, nos municípios com o propósito de levar conhecimento às famílias e também para o poder público melhor auxiliar as crianças com dislexia. “Já estivemos em Cáceres, Rondonópolis, e, agora foi a vez de Cuiabá. É muito importante essa participação da Prefeitura de Cuiabá, que se mostra disposta a dialogar com as associações, buscando a melhor aprendizagem das crianças”.

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O simpósio da dislexia contou com a participação da presidente do Instituto “Domlexia”, que abordou em palestra como identificar crianças com sinais de dislexia.

Entenda

A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. É considerada um transtorno específico da aprendizagem porque seus sintomas afetam geralmente o desempenho acadêmico de estudantes, sem que haja outra alteração (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas.

A palavra “dislexia” é comumente utilizada para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízos nas habilidades de leitura e escrita. Características comuns da dislexia incluem dificuldades no reconhecimento preciso e fluente de palavras, na decodificação e na ortografia.

Há diferentes graus de dislexia, descritos como leve, moderado e severo. O grau de dislexia baseia-se, em geral, na severidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Katiuscia Manteli destaca parcerias que revitalizam espaços esportivos em Cuiabá

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Fabiana Prado | Assessoria da vereadora Katiuscia Manteli 
A vereadora Katiuscia Manteli (PSB) destacou, durante o grande expediente da sessão desta terça-feira (14), o trabalho conjunto entre a Prefeitura de Cuiabá, vereadores e comunidades na revitalização de espaços esportivos da capital.
Segundo Katiuscia, a iniciativa tem garantido melhorias em locais como as quadras dos bairros Pascoal Ramos, Pedra 90, CPA I, Terra Nova, Alvorada, Pedregal, Cophema e no ginásio do Residencial Paiaguás. As reformas estão sendo realizadas em forma de mutirão, com a Prefeitura fornecendo os materiais e os gabinetes e as comunidades auxiliando na mão de obra.
 “Essas parcerias têm feito a diferença. As comunidades estão felizes e os espaços voltaram a ser utilizados pelas crianças e famílias”, afirmou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

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