CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MT

Deputado Avallone homenageia ex-presidente do Ipem nomeando a nova sede do órgão

Publicados

POLÍTICA MT

O deputado Carlos Avallone (PSDB) representou o Parlamento Estadual na inauguração da requalificação e reforma da sede do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), nesta quarta-feira (25), que marca um avanço na modernização da infraestrutura e na ampliação dos serviços prestados. Por indicação do deputado, através do Projeto de lei nº 979/2025, a nova sede foi batizada com o nome de Carlos Alberto Lopes Regis, ex-presidente do Ipem falecido no ano passado.

“Penso que é uma justa homenagem ao ex-presidente. Ao longo da vida, Regis foi vendedor, empreendedor e, nos últimos 26 anos, servidor público estadual, função que desempenhou com zelo, competência e compromisso. No ano de 2000 foi fundador e presidente da Associação dos Servidores do IMMEQ, atual Ipem/MT. Em 2018 assumiu a Diretoria de Planejamento e Controle Finalístico e em 2023 foi nomeado Diretor de Avaliação da Conformidade. Chegou à Presidência do instituto em 2024, permanecendo no cargo até sua precoce partida. Como presidente do Ipem, Regis exerceu papel fundamental na modernização e no fortalecimento das ações de fiscalização, deixando um legado de respeito, profissionalismo e contribuição inestimável à administração pública de Mato Grosso”, destacou o deputado.

Durante sua gestão no Ipem Mato Grosso, Carlos Alberto se destacou por iniciativas que melhoraram a transparência e a precisão dos processos de aferição e medição utilizados em diversos setores, como combustíveis, balanças comerciais e produtos embalados. Seu trabalho garantiu mais segurança ao consumidor e credibilidade às ações do Instituto, sempre com foco na seriedade técnica e no fortalecimento das diretrizes normativas.

Leia Também:  CST do Empreendedorismo ouviu membros da BPW e IFMT em reunião nessa segunda (19)

Em seu discurso, o deputado destacou a importância do instituto: “O Ipem é um órgão de grande importância técnica e social, pois assegura que o cidadão não seja lesado. Seja ao comprar combustível, alimentos, brinquedos ou equipamentos de segurança, é o trabalho do instituto que garante qualidade e confiança. Fico feliz por ter participado da criação e estruturação desse órgão, que hoje é referência e mantém sustentabilidade própria por meio de sua arrecadação”.

Quando foi secretário de Indústria e Comércio de Mato Grosso, no governo do saudoso Dante de Oliveira, o deputado Avallone implementou e estruturou o instituto. Também foi realizado o primeiro concurso público no IPEM, em 2000, quando o instituto passou a contar com seu quadro técnico efetivo.

No dia 19 de agosto de 2025 o deputado Avallone homenageou toda a equipe do Ipem, em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa.

A nova sede do Ipem-MT – Estrutura recebeu investimento total de R$ 6,33 milhões. O espaço foi projetado para ampliar a capacidade operacional do instituto, responsável por garantir a confiabilidade de produtos e serviços por meio da metrologia legal e da fiscalização de mercado.

O prédio conta com sistema de geração de energia por painéis solares, com investimento de R$ 1,66 milhão, capaz de produzir, em média, 26,4 mil kWh por mês, o que deve gerar economia superior a R$ 300 mil por ano aos cofres públicos.

Leia Também:  Deputados aprovam projeto de decreto que trava consignados ilegais e protege servidores superendividados

A modernização também impacta diretamente o atendimento à população. Com ambientes reorganizados e mais bem distribuídos, a expectativa é de maior fluidez nos processos internos, redução do tempo de espera e ampliação da capacidade de atendimento.

Como parte da programação, a autarquia recebeu o evento “Diálogo com o Setor Produtivo”, iniciativa do Inmetro em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), voltada ao fortalecimento da relação com o segmento empresarial.

Conforme a presidente do Ipem-MT, Tatiana Ribeiro Soares, a inauguração aliada a uma agenda voltada ao setor produtivo e ao Inmetro evidencia o reposicionamento do Ipem-MT. “Estamos mais integrados às diretrizes nacionais e mais próximos da indústria, atuando como uma peça estratégica para a competitividade das empresas e a proteção do consumidor. A nova sede não representa apenas um avanço estrutural, mas a consolidação de um modelo de gestão voltado à eficiência, inovação e desenvolvimento”, afirmou a presidente.

Outro avanço está na modernização tecnológica, com implantação de novos equipamentos e sistemas que aumentam a precisão dos serviços metrológicos e a eficiência dos processos administrativos. A integração dos setores também deve facilitar o acesso aos serviços e reforçar a transparência e a confiabilidade institucional.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública

Publicados

em

Por

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2025 na tarde desta quinta-feira (25). A exposição foi feita pelo representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Executivo estadual, Sandro Brandão.

O documento avalia anualmente a execução dos programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e integra a prestação de contas do governo estadual. Durante a audiência, foram apresentados os resultados consolidados da gestão referentes ao exercício de 2025, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, transformação digital e responsabilidade fiscal.

Segundo Sandro Brandão, o relatório apresentado representa o acompanhamento de metade do ciclo do atual PPA e permite verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período. “A gente vai conseguir identificar as atividades, as ações e as entregas que foram realizadas no ano de 2025. É um acúmulo de um grande planejamento que é feito até 2027”, afirmou.

Brandão destacou que o documento demonstra como o Estado vem articulando políticas públicas para ampliar sua capacidade de entrega à população. “O que a gente vai mostrar é como o [governo do] estado criou capacidade envolvendo a articulação dessas políticas públicas para poder entregar valor para a sociedade”, explicou.

Entre os destaques apresentados estão os avanços na educação, apontada pelo secretário adjunto como uma das áreas de melhor desempenho do governo. Segundo ele, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, qualificação dos profissionais e ampliação do acesso à tecnologia. “Hoje Mato Grosso está numa posição muito mais favorável do que quando nós iniciamos. É o resultado de todas as políticas que foram feitas na Secretaria de Educação”, avaliou.

Leia Também:  Assembleia Legislativa realiza audiência pública sobre feminicídio e políticas de proteção às mulheres

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Os dados do relatório mostram que o governo alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos previstos para o período, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% de execução financeira dos recursos previstos para 2025. O documento também registra resultados em áreas como regularização fundiária, infraestrutura rodoviária e digitalização dos serviços públicos.

Presidente da comissão, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) destacou que o RAG é uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do planejamento governamental. “O relatório apresenta para a sociedade quais são essas mudanças e qual é o rumo para os quatro anos de uma gestão. É assim que a sociedade vai acompanhando todos os resultados”, afirmou.

Avallone também ressaltou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes de planejamento do Estado. “As pessoas não veem, não reconhecem, mas essas equipes trabalham pensando em como alcançar as metas anunciadas. Elas têm que colocar tudo isso no orçamento, em ações e metas, e fazem isso com muita competência”, declarou.

O parlamentar ainda destacou o esforço para aproximar a população das discussões orçamentárias. Segundo ele, iniciativas como o Orçamento Mulher ajudam a tornar um tema técnico mais acessível. “O orçamento é uma peça muito distante da sociedade. O que nós temos tentado fazer é transformar uma peça técnica em um entendimento popular, para que as pessoas possam participar mais dela”, disse.

A audiência contou com a participação de representantes da sociedade civil. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, apresentou questionamentos relacionados ao Orçamento Mulher e às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo ela, o interesse pelo tema surgiu após um processo de capacitação voltado ao controle social do orçamento público. “Nós buscamos entender o orçamento para que as mulheres pudessem dominar essa ferramenta e exercer efetivamente o controle social”, explicou.

Leia Também:  Projeto de Botelho propõe padronização de lixeiras e coletores em espaços públicos de MT

Tânia afirmou que, após a análise prévia do relatório, o grupo identificou pontos que merecem maior esclarecimento. Entre eles, os indicadores relacionados à violência de gênero. “O feminicídio foi o único indicador que aumentou. Não faz sentido um estado que se diz campeão de prosperidade não planejar políticas públicas, ou planejar mal políticas públicas, para diminuir a violência contra a mulher”, argumentou.

Ela também relacionou o debate aos avanços registrados na área da educação e defendeu a criação de indicadores que permitam medir os resultados das ações de conscientização nas escolas. “A gente quer saber qual vai ser o indicador de que realmente essa temática está sendo absorvida pelos alunos das escolas públicas aqui do Estado de Mato Grosso”, questionou.

Transparência – Outro destaque da audiência foi a apresentação de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela Seplag para facilitar o acesso da população ao conteúdo do relatório. De acordo com Brandão, a ferramenta permite que qualquer cidadão consulte informações sobre políticas públicas em linguagem simples. “Qualquer cidadão mato-grossense pode perguntar o que foi feito para as mulheres, para os idosos, para a saúde ou para determinada região, e a plataforma apresenta essas informações de forma simples e acessível”, explicou. Acesse neste link.

Brandão definiu o Relatório Anual de Gestão como uma das principais ferramentas de avaliação da administração estadual. “O RAG fecha o ciclo do planejamento. Ele mostra o que foi planejado, o que recebeu orçamento e o que efetivamente foi realizado. É, na minha opinião, o documento mais importante que o governo entrega à sociedade”, concluiu.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA