VÁRZEA GRANDE
Parque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande
VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande quer transformar a chegada do Parque Tecnológico Mato Grosso em uma oportunidade para atrair empresas de inovação, tecnologia e pesquisa para o município. Para isso, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que cria incentivos para negócios interessados em se instalar no complexo, cuja inauguração será realizada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (25), às 14h30, no bairro Chapéu do Sol.
A proposta, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, busca criar um ambiente mais competitivo para receber empresas de base tecnológica e fortalecer o novo ecossistema de inovação que começa a ser implantado na cidade.
“O município está fazendo sua parte para que o parque não seja apenas uma estrutura física, mas um espaço efetivamente ocupado por empresas, startups e centros de pesquisa. A legislação de incentivos é uma ferramenta importante para atrair investimentos e gerar oportunidades para a população”, afirma a secretária municipal Fayane Nagazawa.
Construído pelo Governo de Mato Grosso, o Parque Tecnológico será inaugurado com a entrega do Centro de Inovação, espaço voltado ao desenvolvimento de negócios tecnológicos, incubação e aceleração de startups, capacitação profissional e integração entre universidades, setor produtivo e poder público.
Além da elaboração da legislação de incentivos, a Prefeitura de Várzea Grande executou obras de infraestrutura no entorno do empreendimento para melhorar o acesso e preparar a região para receber novos investimentos.
Para Fayane, a instalação do parque representa uma mudança no perfil econômico do município, tradicionalmente ligado aos setores industrial, comercial e logístico.
“Várzea Grande já possui localização estratégica, mão de obra qualificada, proximidade com a capital e importante papel logístico. Agora, passa a integrar também a economia da inovação, criando condições para atrair empresas de tecnologia e ampliar a oferta de empregos qualificados”, destacou.
A cerimônia de inauguração contará com a presença do governador Otaviano Pivetta, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Brescancim, do presidente da Fapemat, Marcos de Sá, do diretor do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rafael Bastos, e da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti.
Localizado em uma área estratégica do município, o Parque Tecnológico Mato Grosso foi concebido para reunir empresas, instituições de ensino, pesquisadores e investidores em um ambiente voltado à inovação. A expectativa é que o empreendimento contribua para a diversificação da economia local, a atração de investimentos e a geração de empregos qualificados nos próximos anos.
Galeria de Fotos (7 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Secretaria de Saúde realiza novo mutirão de cirurgias de catarata
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande promove mais um mutirão de cirurgias de catarata, reforçando o compromisso da gestão municipal com a redução da fila de espera e a ampliação do acesso aos serviços especializados de saúde. Nessa nova etapa, os serviços serão realizados hoje (25) e no sábado, dia 27.
Os procedimentos serão realizados no Centro Mato-Grossense de Oftalmologia (CMO). Hoje deverão ser atendidos 40 pacientes, previamente agendados pela prestadora de serviço. Já no sábado, outras 50 pessoas passarão pelo procedimento.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que os mutirões têm sido fundamentais para garantir mais agilidade no atendimento à população.
“Estamos trabalhando de forma permanente para reduzir as filas e garantir que os pacientes tenham acesso aos procedimentos especializados em tempo oportuno. A cirurgia de catarata devolve qualidade de vida, autonomia e dignidade às pessoas, especialmente aos idosos. Nosso compromisso é seguir ampliando essas ações para atender quem mais precisa”, afirmou a secretária.
A superintendente da Atenção Terciária e responsável pela Regulação Municipal, Ângela Sabóia, reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Temos encontrado dificuldades para localizar muitos pacientes que aguardam atendimento, pois os números de telefone cadastrados estão desatualizados, não completam as chamadas ou não pertencem mais ao usuário. É fundamental que a população mantenha seus dados atualizados para não perder a oportunidade de realizar consultas e procedimentos”, explicou.
Conforme protocolo estabelecido pelo SUS, os prestadores de serviço realizam até três tentativas de contato com o paciente. Caso não haja retorno ou atendimento após essas tentativas, o usuário retorna ao final da fila de espera.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pacientes que aguardam consultas, exames ou cirurgias a ficarem atentos às ligações telefônicas, inclusive de números desconhecidos, pois o contato para confirmação e agendamento dos procedimentos pode ser realizado pelos prestadores credenciados ao município.
Galeria de Fotos (14 fotos)
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrásWorkshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrásUBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrásCidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares
-
Lucas do Rio Verde7 dias atrásConscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrásFeira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais
-
Lucas do Rio Verde3 dias atrásNota de esclarecimento: É falsa a afirmação de que Lucas do Rio Verde paga transporte para presos
-
MATO GROSSO3 dias atrásParque Novo Mato Grosso recebe o maior Congresso Nacional de Segurança Viária
-
Lucas do Rio Verde3 dias atrásApós inauguração do primeiro trecho, ferrovia coloca Lucas do Rio Verde no próximo capítulo da logística de Mato Grosso

