CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Feira da Família será lançada nesta quinta-feira e promete incentivar produção local

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Entre os produtos oferecidos estão mel produzido e registrado em Várzea Grande, pastel, artesanato, verduras, hortifrútis, pães, produtos fitoterápicos e itens de origem animal devidamente regularizados. Essa edição de abertura de 2025 trará opções de almoço aos consumidores

A prefeitura de Várzea Grande lança nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a Feira da Família – Feira FAM – uma iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária no município. A feira acontecerá mensalmente, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, proporcionando aos produtores locais um espaço para comercializar seus produtos diretamente ao consumidor final.

Com uma estrutura de 200 m², montada na praça em frente ao Paço Municipal, a primeira edição contará com a participação de pelo menos 19 expositores. Entre os produtos oferecidos estão mel produzido e registrado em Várzea Grande, pastel, artesanato, verduras, hortifrútis, pães, produtos fitoterápicos e itens de origem animal devidamente regularizados.

A feira será realizada das 8h às 18h e trará também uma opção especial de almoço para os visitantes que poderão escolher entre galinha com arroz e pequi ou maria izabel (arroz com carne-seca), todos acompanhados de farofa de banana e feijão empamonado.

Leia Também:  ETA Cristo Rei volta a funcionar após manutenção da bomba de captação

A coordenadora do Serviço Municipal de Inspeção e da Feira FAM, Kelly Enciso, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento da produção local. “A feira representa uma grande oportunidade para os produtores de Várzea Grande mostrarem a qualidade de seus produtos e ampliarem suas vendas diretamente com os consumidores”, afirma.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, reforça que a feira é um compromisso da gestão da prefeita Flávia Moretti (PL) com o setor produtivo local. “Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar e a economia solidária, estruturando essa feira também em outros pontos da cidade para ampliar a oferta de produtos de qualidade e atingir mais consumidores, dando a oportunidade de acesso à alimentos mais baratos e mais frescos”, explica.

FORNECEDORES – A feira está aberta para novos expositores e os interessados em participar podem procurar a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, localizada na Avenida da FEB, nº 2138, bairro Ponte Nova, de segunda à sexta-feira, em horário comercial para realizar o cadastro.

Leia Também:  Várzea Grande vacina neste sábado contra covid-19, sarampo e gripe em 9 bairros

A Feira FAM promete ser mais do que um espaço de comercialização, tornando-se um ponto de encontro entre produtores e consumidores, incentivando a economia local e garantindo acesso a produtos frescos e de qualidade diretamente da fonte. “A população é convidada a prestigiar e incentivar essa iniciativa que fortalece a comunidade e valoriza a produção regional”, convida Ricardo Amorim.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande marca presença e reforça necessidade da gestão participativa

Publicados

em

Por

Junto a outros representantes mato-grossenses, Município aprofunda discussões essenciais acerca da Política Nacional de Saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, participou, nesta manhã (19), do 2º Congresso Cosems/MT, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT). O evento acontece no Hotel Inter Cuiabá, e tem o objetivo de promover debates essenciais sobre a Política Nacional de Saúde, com foco na gestão participativa, no Pacto Federativo e na humanização dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios de Mato Grosso.

Para a secretária o evento é de grande relevância, pois, traz temas nacionais que visam à melhoria da qualidade da assistência, além de aportes financeiros e novas projeções para a saúde nos municípios para o ano de 2025. “Estamos reunidos com os secretários de saúde do Estado discutindo as prestações de contas e também, trazendo novidades para o nosso município”, destacou.

Segundo o presidente do Cosems/MT e Gestor de Itiquira, Flávio Alexandre dos Santos, o congresso é uma oportunidade única de debater temas relevantes. “Esse será um espaço para debates essenciais sobre a Política Nacional de Saúde, com foco na gestão participativa, no Pacto Federativo e na humanização dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios de Mato Grosso.

Leia Também:  Atendimentos nas unidades básicas de saúde aumentaram com horário estendido

COSEMS – O 2º Congresso Cosems/MT, acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de março e traz como tema central: “Um olhar acolhedor para a gestão em saúde dos municípios de MT”. A programação conta com mesas temáticas que debaterão diversos assuntos, como financiamento do SUS e o novo financiamento da atenção básica, ferramentas e dispositivos para aprimorar a organização e o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS), Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, enfrentando às arboviroses e emergências em saúde pública e outros temas.

O evento terá oficinas com os temas: Planejamento do SUS para 2026-2029, Potencializando as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), Contratualização de Serviços de Saúde – fiscalização de Contratos em Âmbito Hospitalar do SUS, Sistemas de informação e faturamento (CNES, FPO, BPA, SIA e SIH) e Descentralização das ações da Vigilância Sanitária (VISA).

Paralelo ao congresso, ocorrerá a Mostra Estadual de Experiências Exitosas com a apresentação oral de 183 trabalhos selecionados, dentre 282 inscritos. As experiências foram avaliadas por uma comissão organizadora especializada, tendo como critério os resultados alcançados, aplicabilidade, sustentabilidade, alinhamento às diretrizes do SUS e caráter inovador.

Leia Também:  Prefeitura resgata famílias desabrigadas e busca solução definitiva à região

O evento é organizado pelo Conselho com parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). (SES-MT).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA