Sorriso
Delegada da PJC conversa com idosos sobre prevenção da violência
Sorriso
Junho Violeta. Neste mês, de maneira ainda mais intensa, vários são os setores da Administração Municipal que se unem para combater – e prevenir – a violência contra a pessoa idosa. Na manhã desta terça-feira (23 de junho), no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), a delegada da Polícia Judiciária Civil (PJC) Laísa Crisóstomo de Paula Leal palestrou aos idosos que frequentam a unidade sobre a importância de identificar e denunciar as várias formas de violência praticadas contra a pessoa idosa.
Tipos de violência contra as pessoas idosas:
A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.
Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos
Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.
Violência Financeira
Para prevenir ocorrências que possam comprometer a saúde financeira dos idosos, o Procon de Sorriso organizou uma rodada de reuniões online com instituições financeiras. Na tarde de ontem (22 de junho), foi realizado o primeiro encontro virtual. “As ações preventiva e repreensiva já foram discutidas com o Procon Estadual e com a Polícia Judiciária Civil”, antecipou o diretor-executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira de Souza.
“O foco é o compartilhamento de informações a fim de identificar práticas infracionais e criminosas que vitimam, na maioria das vezes, o público idoso”, complementa, acrescentando que, na tarde de hoje, o tema será partilhado com a equipe da Superintendência de Fiscalização do Procon Estadual, já que representantes do Procon de Sorriso estão na capital do Estado para participar da Reunião Técnica dos Procons Municipais.
Até agora, pelo menos cinco instituições de crédito que mantém agentes credenciados em Sorriso devem ser acionadas para garantir boas práticas na viabilização de empréstimos, em especial para as pessoas idosas.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso
Gestor da Semsep participa de missão técnica do Sebrae em Medellín
Desde o último domingo, 21, o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, o coronel da reserva da PM, Adriano Denardi, integra a Missão Técnica ‘Medellín Colômbia 2026’ organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). A ação que segue até o próximo domingo, dia 28, tem como foco ampliar os conhecimentos em inovação, desenvolvimento e competitividade.
Durante os sete dias de imersão, os participantes terão acesso a visitas técnicas, contato com instituições de referência e experiências práticas voltadas à inovação e ao desenvolvimento empresarial. “Essa imersão propicia uma troca de experiência valiosa, Medellín saiu do mapa de uma das cidades mais violentas do mundo para uma realidade totalmente diferente nos dias atuais. Essa é uma experiência inovadora e muito rica”, pontua Denardi.
A gerente de Mercado do Sebrae/MT, Patrícia Pedrotti, destaca que Medellín é reconhecida mundialmente pela transformação econômica e social vivenciada nas últimas décadas. Antes associada aos altos índices de violência urbana, a cidade passou por um processo de revitalização baseado em inovação, educação e empreendedorismo, tornando-se um dos principais polos de desenvolvimento da América do Sul.
“A Missão Técnica Internacional vai proporcionar aos empreendedores e demais participantes uma imersão em um ecossistema inovador, mostrando na prática como uma cidade conseguiu superar grandes desafios e se tornar referência em competitividade, tecnologia e desenvolvimento econômico”, afirma.
Além de ampliar a visão estratégica dos participantes, a iniciativa busca promover conexões qualificadas, troca de experiências e acesso a tendências globais de mercado. O Sebrae/MT também realiza outras missões nacionais e internacionais com foco em sustentabilidade, inovação e networking empresarial, oferecendo aos empreendedores oportunidades para fortalecer seus negócios e identificar novas possibilidades de crescimento. No total, 16 mato-grossenses de variados setores integram a missão.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
Lucas do Rio Verde7 dias atrásAcelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrásBiblioteca Monteiro Lobato recebe certificação nacional e passa a integrar rede do Ministério da Cultura
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrásProjeto da rede municipal transforma leitura em experiência de vínculo, imaginação e pertencimento
-
Lucas do Rio Verde4 dias atrásWorkshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical
-
Lucas do Rio Verde4 dias atrásCidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares
-
Lucas do Rio Verde4 dias atrásUBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Lucas do Rio Verde5 dias atrásConscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

