CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá realiza obras e reforça segurança na Avenida Arquimedes Pereira Lima
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, realiza uma intervenção na Avenida Arquimedes Pereira Lima, no cruzamento com a Avenida Parque Barbado, nas proximidades do Córrego do Barbado, com o objetivo de reorganizar o trânsito e garantir mais segurança para ciclistas e motoristas. A obra está prevista para ser concluída até quarta-feira, 1º de julho.
Os condutores, ao sair do bairro, cortavam caminho utilizando a ciclovia como rota alternativa para desviar do fluxo de veículos da Avenida Arquimedes Pereira Lima e chegar à rotatória, quando o correto era percorrer um curto trajeto para acessar a via e chegar à rotatória, o que gerou várias denúncias na imprensa e junto à Semob.
Diante da situação de total imprudência por parte dos condutores e do iminente perigo de acidentes, a Semob realizou uma vistoria técnica no local e elaborou um projeto para restabelecer a função original da ciclovia. Uma mureta está sendo construída no início da ciclovia, com assentamento de meio-fio e sarjeta até a esquina.
“O espaço sempre foi destinado exclusivamente ao tráfego de bicicletas, mas, por alguma circunstância, acabou sendo aberto, permitindo o acesso irregular de veículos. Com a intervenção, a área está sendo novamente segregada por meio da implantação de meio-fio, impedindo o trânsito de automóveis e devolvendo a ciclovia aos ciclistas”, explicou a secretária da Pasta, coronel Francyanne Lacerda.
A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras, em parceria com a Semob, que também será responsável por reforçar a sinalização viária em toda a região. Após a conclusão dos serviços, equipes de fiscalização vão monitorar o local para coibir novas infrações e garantir o cumprimento das normas de trânsito.
“Além de aumentar a segurança viária e preservar a infraestrutura da ciclovia, a obra assegura que cada espaço da via seja utilizado conforme sua finalidade, promovendo uma circulação mais organizada e segura para todos os cidadãos”, frisou Francyanne.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.
Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.
Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.
Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.
Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”
Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Lucas do Rio Verde5 dias atrásNota de esclarecimento: É falsa a afirmação de que Lucas do Rio Verde paga transporte para presos
-
Lucas do Rio Verde5 dias atrásApós inauguração do primeiro trecho, ferrovia coloca Lucas do Rio Verde no próximo capítulo da logística de Mato Grosso
-
Lucas do Rio Verde4 dias atrásNota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do servidor Joamilson da Silva Lima (Bito)
-
Lucas do Rio Verde4 dias atrásMerendeiras de Lucas do Rio Verde recebem prêmio PNAE 2026 em Brasília
-
Lucas do Rio Verde4 dias atrásTeatro e reflexão social: espetáculo “Sinhadores: pelo direito à terra” chega a Lucas do Rio Verde
-
Lucas do Rio Verde4 dias atrásNossa Cidade, Nossa História: alunos da rede municipal visitam monumentos históricos de Lucas do Rio Verde
-
MATO GROSSO5 dias atrásParque Novo Mato Grosso recebe o maior Congresso Nacional de Segurança Viária
-
MATO GROSSO5 dias atrásHomem é preso pela Polícia Militar suspeito de manter mulher em cárcere privado

