CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

a_ponte

Escola Municipal de Teatro/Sistema Faces de Ensino foi selecionada para se apresentar na mostra nacional a_ponte – Cena do Teatro Universitário do Itaú Cultural na cidade de São Paulo.

Publicados

BRASIL

O teatro desenvolvido em Primavera do Leste é modelo em todo Brasil, seja na representação dos seus grupos profissionais: Teatro Faces, Faces Jovem e Grupo Primitivos; seja no campo da formação com os incríveis 400 alunos atendidos por semestre a Escola Municipal de Teatro com o sistema Faces de Ensino. Abrindo as ações de 2024 o Espetáculo Sobre o Velho Novo Costume que tem direção de Ana Paula Dorst e foi selecionado para compor a programação do a_ponte – Cena do Teatro Universitário do Itaú Cultural, na cidade de São Paulo. O evento, que ocorre entre os dias 23 e 27 de janeiro, destaca-se como uma vitrine para a renovação da cena teatral, reunindo estudantes de artes cênicas de todo o país.

A Escola Municipal de Teatro de Primavera do Leste é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult). A escola trabalha com oficinas de teatro de maneira gratuita em diversos espaços do município somando 12 polos, atingindo, inclusive, a zona rural em dos mais bonitos projetos de garantia de acesso. Trabalhando de forma integrada com a sociedade, atuando dentro das escolas municipais, estaduais e projetos sociais, agregando parcerias de ações de teatro para o desenvolvimento de crianças (a partir de 5 anos de idade) e de adolescentes, fomentando conscientização cidadã e formação cultural. Fundada em 2010, a Escola completa 14 anos em 2024 e desde sua fundação trabalha pedagogicamente através da montagem de espetáculos (prática) e na importância de todos participarem de todas as etapas da montagem. Traz situações interessantes como direção compartilhada em todas as turmas e, principalmente, os professores que atuam hoje na escola, surgiram nos próprios polos da escola.

Leia Também:  Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

A turma responsável por levar a produção teatral de Primavera do Leste/MT para o palco do Itaú Cultural é composta por alunos e alunas do Núcleo de Experimentação Artística, uma das 24 turmas da Escola Municipal de Teatro. Sob a condução da Professora Ana Paula Dorst, esses jovens atuantes têm se dedicado a criação cênica do espetáculo desde o ano de 2022, resultando em uma montagem no formato híbrido, na qual o fazer teatral presencial e online se entrecruzam, a qual é fundamentado na atual pesquisa de doutorado da professora.

A apresentação da Escola Municipal de Teatro está marcada para o dia 24 de janeiro, às 20h00, na Sala Itaú Cultural. O espetáculo, intitulado ‘Sobre o Velho Novo Costume’, traz questões que promete emocionar e surpreender o público, levando consigo a essência e a expressividade das artes cênicas de Primavera do Leste para o coração cultural de São Paulo.

 

Ficha Técnica

Encenação: Ana Paula Dorst

Concepção e execução de Iluminação: Kiko Sontak

Figurino: Ana Paula Dorst

Sonoplastia: Marcione Neves 

Texto: Livre adaptação da obra Aquele que diz sim/Aquele que diz não de Bertolt Brecht.

Leia Também:  CHAPA 2: Cáceres reúne mais de 150 advogados em ato de apoio a Pedro Paulo

Atuantes: Carla Oliveira, Antonio Junior, Allan Bottega, Michael Douglas, Giovanna Frota, Marcione Neves, Raquel Elias, Camila Wandscheer.

Fotografia: Fred Gustavos

Fonte: Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicados

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

Leia Também:  A ARMADILHA DA DESINFORMAÇÃO

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

Leia Também:  Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA