CUIABÁ

MUNDO

Ucrânia: representante do Brasil na ONU pede cessar-fogo imediato

Publicados

MUNDO


source
Registro de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a guerra na Ucrânia
Eskinder Debebe/ UN Photo

Registro de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a guerra na Ucrânia

Durante a reunião do Conselho de Segurança da  ONU que discutiu as denúncias de um massacre, atribuído pela Ucrânia à Rússia, da  população civil em Bucha , nos arredores de Kiev, o embaixador do Brasil na organização, Ronaldo Costa Filho, evitou fazer criticas a Moscou ou mencionar o nome do país, e defendeu um cessar-fogo imediato e medidas para proteger a população civil em áreas de conflito. O Brasil ocupa um assento não permanente no Conselho.

Costa Filho disse que os relatos de violência e as imagens de sofrimento em cidades como Bucha, Kharkiv e outras áreas são “extremamente preocupantes”, citando informações da Cruz Vermelha, e defendeu uma investigação independente de todas as denúncias, com a participação dos dois lados no conflito — Rússia e Ucrânia — e sem julgamentos prévios. Além disso, reiterou a posição brasileira de defender o diálogo ente os envolvidos, além do fim dos combates.

“Mais uma vez, renovamos nosso apelo por um amplo, efetivo e imediato cessar de hostilidades na Ucrânia. Apenas depois do silêncio das armas e da retirada das tropas será possível interromper o enorme custo humano provocado por esse conflito”, declarou, em sua intervenção.

Leia Também:  Argentina: Após alegar fraude no 1° turno, campanha de Milei recua

Ao contrário dos oradores anteriores, representantes de países como EUA, Gabão e Irlanda, não houve uma condenação à Rússia ou às forças separatistas que agem no Leste ucraniano.

O diplomata brasileiro afirmou que  o Conselho de Segurança tem a obrigação de defender a paz no mundo, mas, em sua avaliação, o órgão não está cumprindo seu papel para apoiar o diálogo entre os envolvidos.

“Nós lamentamos que o Conselho de Segurança não tenha sido capaz de falar como uma só voz nessta crise, promovendo o cumprmento da lei humanitária internacional, protegendo civis, pedindo a paz, esses são objetivos que deveriam nos unir, ao invés de nos dividir”, declarou Costa Filho.

Leia Também

“Deveríamos lutar para criar as condições para, por um lado, reforçar as negociações políticas e, por outro, chegar a um acordo para evitar ou amenizar a crise humanitária na Ucrânia”.

Para o representante brasileiro, as causas do conflito, “quaisquer que sejam elas”, não devem afetar as obrigações que os países têm de respeitar os direitos das populações em áreas de conflito e dos prisioneiros de guerra.

Leia Também:  Guerra na Ucrânia: bombardeios russos deixam Kherson sem eletricidade

“Objetivos geopolíticos não devem se sobrepor à busca pela paz nem tampouco prolongar o sofrimento daqueles atingidos pela guerra”, apontou Costa Filha.

Na parte final do discurso, o diplomata apontou para os efeitos econômicos do conflito e das sanções aplicadas à Rússia, mencionando os impactos no fornecimento de alimentos para o mundo, especialmente às nações em desenvolvimento, um cenário que, segundo ele, será agravado com o prolongamento do conflito.

Desde o início da guerra o Brasil tem evitado fazer críticas ao governo russo, mas tem votado contra Moscou no Conselho de Segurança e na Assembleia Geral.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


Fonte: IG Mundo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Rei Charles está muito ‘ocupado’ para encontrar Harry, diz jornal

Publicados

em

Por

Rei Charles III e o filho Harry se encontraram pela última vez em fevereiro deste ano
Reprodução: redes sociais/montagem iG

Rei Charles III e o filho Harry se encontraram pela última vez em fevereiro deste ano

O rei Charles III disse estar muito “ocupado” para se encontrar com seu filho mais novo, o príncipe Harry, que tenta uma reconciliação com o pai . O filho do monarca, que mora nos Estados Unidos, irá viajar para Londres na próxima semana.

Harry retorna ao Reino Unido para celebrar o aniversário de 10 anos dos Jogos Invictus, a competição esportiva que ele mesmo fundou. A programação do evento conta com uma leitura do Duque de Sussex em uma cerimônia na Catedral de St. Paul no dia 8 de maio. A presença de sua esposa, Meghan Markle, não foi confirmada no evento.

Apesar de Meghan não acompanhar o marido na celebração dos jogos, espera-se que ela viaje com ele para a Nigeria, onde haverá outra celebração sobre os Jogos Invictus.

De acordo com o jornal The Telegraph , Harry e Charles não se encontram há dois meses e, segundo o tabloide, o rei não terá muito tempo para uma reunião com o filho. Se o fizer, será breve.

Leia Também:  Auxílio Brasil: empréstimo consignado no benefício é liberado hoje

Segundo o Telegraph , a agenda do rei para semana que vem está lotada com compromissos como a audiência semanal com o primeiro-ministro Rishi Sunak, além da primeira festa da temporada no jardim do Palácio de Buckingham.

Ontem (29), o portal britânico Sky News havia afirmado que o membro real Richard Fitzwilliams disse que Charles pretende reecontrar o filho para uma reconciliação.

“O Rei sempre manteve a porta aberta para Harry, mas isso não significa, necessariamente, que ele teria uma recepção calorosa. (…) Isso levará seu tempo, mas é certo que a situação mudou nas últimas semanas para além das expectativas”, disse Fitzwilliams.

Rei foi diagnosticado com câncer

O príncipe Harry foi visto pela última vez em Londres em fevereiro, logo após o Palácio de Buckingham anunciar que o Rei Charles III está com câncer . O duque de Sussex viu seu pai em Clarence House por menos de uma hora. Em seguida, ele retornou aos Estados Unidos.

Em entrevista ao programa “Good Morning America”, Harry disse que estava grato por poder largar tudo para ver seu pai.

Leia Também:  Lula diz ser 'urgente' que Rússia e Ucrânia negociem fim da guerra

“Olha, eu amo minha família”, disse o duque de Sussex. “O fato de ter conseguido pegar um avião e ir vê-lo e passar algum tempo com ele, sou grato por isso.”

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: Internacional

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA