CUIABÁ

Turismo

Arco do Triunfo: como é a visita a um dos ícones de Paris

Publicados

Turismo

Arco do Triunfo: como é a visita a um dos ícones de Paris
Maurício Brum

Arco do Triunfo: como é a visita a um dos ícones de Paris

Localizado no encontro entre as vias Charles de Gaulle e Champs-Élysées (e outras dez avenidas), o Arco do Triunfo é um dos monumentos mais emblemáticos de Paris. Construída em homenagem aos soldados franceses, a obra foi inaugurada no século 19 e, desde então, é símbolo de história e cultura.

Também chamada de Arco de Étoile, porque o encontro das avenidas lembra uma estrela ( étoile ) quando visto de cima , a atração é um dos principais pontos turísticos da capital francesa. Diariamente, milhares de visitantes contemplam a sua belíssima arquitetura neoclássica e a sua vista panorâmica.

arco-do-triunfo-visto-de-cima
A estrela formada pelas avenidas que chegam ao Arco do Triunfo, vista do céu Institut national de l’information géographique et forestière/Wikimedia Commons

História, cultura e arte no coração da Cidade Luz

Inaugurado em 29 de julho de 1836, o Arco do Triunfo conta com mais de dois séculos de história. A sua construção iniciou em 1806 por ordem de Napoleão Bonaparte, após a vitória do exército francês na Batalha de Austerlitz.

O monumento, concluído somente durante o reinado de Luís Felipe, foi idealizado como uma homenagem aos soldados que lutaram na Revolução Francesa e nas Guerras Napoleônicas. Assinado pelo arquiteto Jean-François Chalgrin, o projeto foi inspirado no Arco de Tito, em Roma.

Nos seus 50 metros de altura, estão grafados os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Além disso, há ainda o Túmulo do Soldado Desconhecido, um homem não identificado que foi encontrado morto durante a Primeira Guerra Mundial – simbolicamente, ele representa todos aqueles que morreram combatendo em nome da França ao longo da história. Na base do monumento, há ainda a Flamme du Souvenir ou Chama da Lembrança.

Continua após a publicidade
arco-do-triunfo-paris-2
Detalhe da parte inferior do Arco do Triunfo, com os nomes daqueles que lutaram pela França Chris Karidis/Unsplash

Com uma vista panorâmica e esculturas do século 19, que representam as campanhas napoleônicas, o monumento testemunhou inúmeros eventos históricos. Entre eles, estão a passagem dos restos mortais de Napoleão e os desfiles militares das duas guerras mundiais.

Leia Também:  7 dicas para mulheres que viajam sozinhas

O que você encontra no Arco do Triunfo?

Situado na praça Charles de Gaulle, o Arco do Triunfo é uma parada imperdível para quem visita a capital francesa. Além de ser um verdadeiro marco da arquitetura neoclássica, o monumento oferece uma terraço com vista panorâmica para a Champs Élysées e o Bairro de La Défense.

O mirante, que fica a 286 degraus do solo, proporciona um cenário de tirar o fôlego, especialmente durante o pôr-do-sol. No topo, é possível contemplar diversos pontos do Eixo Histórico de Paris, incluindo o Museu do Louvre , o Grande Arco de La Défense, a Torre Eiffel, Notre Dame e a Sacré Coeur.

Continua após a publicidade
tumulo-do-soldado-desconhecido
Túmulo do Soldado Desconhecido e a chama eterna Michael Costa/CC BY 2.0/Wikimedia Commons

Outro destaque da visita é o Museu do Arco do Triunfo, que narra importantes capítulos da história do monumento e do exército francês. Para isso, o local reúne vídeos, recursos multimídia e maquetes.

Conheça o Arco do Triunfo

Embora seja possível conhecê-lo gratuitamente por fora, é preciso reservar a data e pagar o ingresso para subir ao mirante. Os bilhetes custam 24 euros para os adultos e podem ser adquiridos no site oficial . Menores de 18 anos possuem entrada gratuita. As visitações ocorrem todos os dias, das 10h às 22h30min.

Vale aproveitar a visita para acompanhar a cerimônia de honra aos combatentes franceses, que é realizada diariamente há mais de um século. Desde 1921, a Chama da Lembrança é acesa às 18h30min, em meio a coroas de flores. A homenagem é prestada por uma banda marcial comandada por ex-combatentes franceses.

Continua após a publicidade
terraco-arco-do-triunfo
Terraço do Arco do Triunfo Guilhem Vellut/CC BY 2.0/Wikimedia Commons

Um ponto que requer atenção na hora de visitar o Arco do Triunfo, é o deslocamento. Para chegar até o monumento, utilize as passagens subterrâneas, disponíveis em diferentes avenidas. O trânsito na região é extremamente movimentado, portanto, não se arrisque atravessando a rua.

Leia Também:  História e curiosidades sobre as Galeries Lafayette, em Paris

Para quem quiser estender o passeio…

Vale aproveitar a visita ao Arco do Triunfo para conhecer alguns pontos turísticos de seus arredores. O principal deles é a famosa Champs Élysées, que é considerada uma das avenidas mais belas e caras do mundo.

Com cerca de dois quilômetros de extensão, a via pode ser dividida em dois trechos. A parte mais próxima ao monumento conta com a presença de lojas de luxo, restaurantes e cinemas. Já a região mais baixa, que fica junto à Praça Concorde, é rodeada por jardins e edifícios históricos, como o Palácio do Descobrimento, o Petit Palais e o Grand Palais .

Continua após a publicidade

Outra atração vizinha é o Museu de Arte Moderna de Paris , que reúne pelo menos 15 mil obras pertencentes aos principais movimentos artísticos dos séculos 20 e 21.

O Museu Guimet , fundado em 1889, também fica nos arredores. Com uma rica coleção de artefatos orientais, o museu possui cerca de de 45 mil objetos, incluindo joias, pinturas, esculturas, vestimentas e papiros.

Há ainda o Museu dos Esgotos de Paris , que não apenas conta a história dos túneis de esgoto parisienses como também está situado dentro de um deles.

Leia tudo sobre Paris

Continua após a publicidade

Reserve hospedagem em Paris

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Turismo

Confira os destinos internacionais que as companhias de baixo custo oferecem no Brasil

Publicados

em

Por

Aeronave da JetSmart
Divulgação JetSmart

Aeronave da JetSmart




As companhias aéreas de baixo custo (low cost) estão ampliando a participação no mercado brasileiro com mais opções de voos internacionais. Neste post vamos detalhar essas novidades e informar para quais destinos internacionais é possível viajar pelas low cost a partir do Brasil

A partir de segunda-feira (16/12) o Rio de Janeiro terá quatro voos semanais e sem escalas do Aeroporto do Galeão para Montevidéu. Os voos para o Uruguai serão operados pela SKY, companhia aérea low cost com maior número de destinos internacionais a partir do Brasil.

Flybondi aumenta voos no Rio de Janeiro

A Flybondi também está aumentado os voos entre o Brasil e Argentina na temporada de verão. Por exemplo, o número de decolagens de Florianópolis para Buenos Aires passará de 3 para 18 semanais. A companhia também atende o mercado do Paraná com decolagens sem escalas entre  Foz do Iguaçu e Santiago.

Do Rio de Janeiro para Buenos Aires o número de voos diários da Flybondi passará de 2 para 3. São Paulo seguirá com um voo diário para a capital argentina. Além de menos espaço entre as poltronas, as companhias aéreas low cost não oferecem serviço de bordo e cobram do consumidor pelos demais serviços.

Leia Também:  São Paulo: roda-gigante terá karaokê em uma das cabines

Belo Horizonte e Brasília

Belo Horizonte e Brasília terão três voos semanais e diretos para Santiago operados pela SKY. A operação nas duas cidades começa em junho e vai até final de outubro de 2025, quando termina a temporada de inverno no Chile.

A JetSmart iniciará em dezembro voos de Florianópolis para Buenos Aires. Essa rota sazonal foi criada pela companhia chilena de baixo custo para atender a grande demanda de turistas argentinos que viajam para Santa Catarina no verão. 

Confira para quais destinos internacionais o Brasil tem voos de companhias de baixo custo

Voos da SKY

São Paulo-Santiago

São Paulo-Lima

Rio de Janeiro-Santiago

Rio de Janeiro-Montevidéu (a partir 16/12)

Florianópois-Santiago

Florianópolis-Montevidéu

Salvador-Montevidéu

Salvador-Santiago

Brasília-Santiago (a partir de junho)

Belo Horizonte-Santiago (a partir de junho)

Voos da JetSmart

São Paulo-Santiago

Rio de Janeiro-Santiago

Florianópolis-Santiago

Florianópolis-Buenos Aires (a partir de dezembro)

Foz do Iguaçu-Santiago

Rio de Janeiro-Buenos Aires

Rio de Janeiro-Montevidéu

Voos da Flybondi

São Paulo-Buenos Aires

Rio de Janeiro-Buenos Aires

Leia Também:  Campos do Jordão: antigas casas de operários da ferrovia são transformadas em centro cultural

Florianópolis-Buenos Aires

Voos da Arajet

São Paulo-Punta Cana








































Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA