POLITÍCA NACIONAL
TRT da 15ª Região terá 15 novos desembargadores
POLITÍCA NACIONAL
A Presidência da República sancionou sem vetos, na quinta-feira (9), lei que aumenta de 55 para 70 o número de desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, com sede em Campinas (SP). O objetivo é reforçar o quadro de magistrados do segundo grau da Justiça do Trabalho e atender ao volume crescente de processos trabalhistas.
A Lei 15.096, de 2025 determina a que serão transformados 25 cargos vagos de juiz do Trabalho substituto em 15 cargos de desembargador, sem a criação de novas despesas. A transformação dos cargos deverá gerar sobra de recursos que serão usados para a criação de cargos comissionados e funções comissionadas — mais especificamente 24 cargos FC-5, 9 cargos CJ-2 e 9 cargos CJ-3 — os quais deverão ser ocupados exclusivamente por servidores efetivos. As eventuais despesas decorrentes do processo de transformação dos cargos deverão ser suportadas por recursos próprios do tribunal.
A nova lei tem origem em projeto de autoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O PL 3.467/2024 foi aprovado no Plenário do Senado ano passado e recebeu voto favorável do relator, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR). O texto foi aprovado com os votos contrários dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Cleitinho (Republicanos-MG).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLITÍCA NACIONAL
Comissão aprova inclusão de combate a queimadas entre atividades da segurança pública
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, proposta que inclui a defesa do meio ambiente e o combate a queimadas descontroladas e incêndios florestais entre as atividades-fim da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Também permite o uso de servidores dos órgãos de controle ambiental dos estados na FNSP.
O texto aprovado é o parecer do relator, deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), ao Projeto de Lei 4228/20, do deputado Mário Heringer (PDT-MG), e ao PL 2889/22, apensado.
“O projeto amplia a possibilidade de efetiva proteção dos biomas nacionais contra incêndios florestais, que a cada ano aumenta com as crescentes mudanças climáticas”, avaliou o relator. Medeiros fez ajustes de redação e técnica legislativa, além de ter alterado a expressão “o combate a queimadas e incêndios” para “o combate a queimadas descontroladas e incêndios florestais”.
Convênios
O substitutivo altera a Lei 11.473/07, que autoriza a União a firmar convênios com os estados e o Distrito Federal para executar atividades imprescindíveis à preservação da ordem pública e do patrimônio, mas que atualmente não menciona o meio ambiente.
O texto aprovado permite a cooperação federativa na área ambiental, inclusive com o uso de militares e servidores das atividades-fim dos órgãos de defesa do meio ambiente.
Próximos passos
O projeto foi rejeitado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, pelo Plenário.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira
Fonte: Câmara dos Deputados
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrás
Várzea Grande visa novas parcerias para combater déficit habitacional
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrás
Estado anuncia R$ 5 milhões em equipamentos para atendimento emergencial do Pronto-Socorro de Várzea Grande
-
CUIABÁ6 dias atrás
Prefeitura de Cuiabá recebe insumos hospitalares do Governo do Estado
-
CUIABÁ6 dias atrás
Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento da servidora Edilce Vitória de Santana, exemplo de dedicação e amor ao próximo
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrás
País terá nova tributação sobre consumo a partir de 2026
-
Lucas do Rio Verde6 dias atrás
Inscrições abertas para a Copa Rio Verde de Futsal
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrás
Defesa Civil de Várzea Grande monitora córregos e realiza ações preventivas
-
POLÍCIA6 dias atrás
Polícia Civil prende pai por estupro das filhas de 13 e 16 anos em Colniza