CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

POLITÍCA NACIONAL

Pacheco parabeniza Sindicato dos Engenheiros de SP, criado há 90 anos

Publicados

POLITÍCA NACIONAL

O Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), que completará 90 anos no dia 21 de setembro, foi homenageado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na sessão deliberativa desta quarta-feira (18). Para Pacheco, ao longo dessas nove décadas, o sindicato tem desempenhado um papel fundamental não só na luta pelos direitos e pela valorização profissional dos engenheiros, mas também pelo desenvolvimento do país.

— Desde 1934, o sindicato tem sido uma voz ativa e influente contribuindo para o crescimento e o avanço tecnológico de São Paulo e do Brasil. Mais do que uma categoria profissional, a instituição representa o progresso e a inovação que os engenheiros trazem para toda a sociedade brasileira — disse Pacheco.

Para o presidente do Senado, a história do Seesp se confunde com a própria história da engenharia nacional, marcada por grandes obras e conquistas que transformaram o Brasil. Na visão de Pacheco, a engenharia é a força motriz por trás da infraestrutura, das cidades e da economia. Por esse motivo, disse, é preciso falar sobre o trabalho desses profissionais e sobre o histórico de luta e de realizações do sindicato.

Leia Também:  Câmara aprova projeto que isenta medicamentos do Imposto de Importação; acompanhe

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLITÍCA NACIONAL

Comissão aprova projeto que prorroga isenção de tributos para exportadores por um ano

Publicados

em

Por

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 4966/23, dos deputados Gilson Marques (Novo-SC) e Adriana Ventura (Novo-SP), que prevê a prorrogação excepcional, por até um ano, de regime aduaneiro especial para empresas exportadoras que já tenham sido prorrogados e vencem entre 2020 e 2024.

Esse regime especial, chamado de drawback, isenta ou suspende tributos (como Imposto de Importação, IPI e PIS/Cofins) sobre os insumos estrangeiros utilizados na produção de mercadorias destinadas exclusivamente à exportação.

A relatora, deputada Bia Kicis (PL-DF), alterou o texto original, que previa prorrogação apenas para quem iria sair do regime especial em 2023. Segundo ela, desde a pandemia de covid-19 vários acontecimentos afetaram exportações brasileiras, como a crise climática e seu reflexo no Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2024.

“A catástrofe recente do Rio Grande do Sul pode gerar problemas de choque de oferta específicos para o Estado que afetem seu desempenho exportador e atrasem a conversão de insumos destinados à produção de exportáveis em produto”, afirmou a deputada.

Leia Também:  Projeto obriga colaborador a elaborar relatório sobre viagem oficial com ministro

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcia Becker

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA