POLITÍCA NACIONAL
Comissão de Esporte debate desafios e oportunidades para o futebol feminino
POLITÍCA NACIONAL

A Comissão de Esporte (CEsp) vai promover, nesta quarta-feira (22), uma audiência pública para debater os desafios e as oportunidades para o futebol feminino. A audiência será realizada de forma interativa, com a possibilidade de participação popular por meio do portal e-Cidadania. O debate vai ocorrer no Plenário 13 da Ala Senador Alexandre Costa, logo depois da parte deliberativa da reunião, marcada para as 10h.
Para o senador Romário (PL-RJ), presidente da comissão e autor do requerimento para a audiência (REQ 20/2023), o debate profundo sobre o tema é fundamental para fomentar o crescimento e a consolidação da prática do futebol por mulheres. O senador registra que a audiência pode servir como uma plataforma para destacar questões específicas enfrentadas pelas jogadoras e fomentar a busca por soluções práticas que beneficiem a categoria em todas as suas dimensões.
Para a audiência, estão convidados o ministro do Esporte, André Fufuca, e o técnico da seleção brasileira feminina de futebol, Arthur Elias. Também estão entre os debatedores o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e a gerente de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol (FPF), Victora Pissolato. A lista de convidados ainda inclui a jogadora Marta, eleita por seis vezes a melhor jogadora do mundo, e a comentarista Ana Thaís Matos.
Emendas e paradesporto
Antes da audiência, a comissão vai votar o projeto que institui o dia 22 de setembro como o Dia Nacional do Paradesporto (PL 4.149/2023). De autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO) e relatado pelo senador Romário, o projeto também estabelece o mês de setembro como o Mês de Conscientização quanto à Importância da Prática de Atividades Físicas por Pessoas com Deficiência. Na mesma reunião, serão votadas as emendas ao Orçamento de 2024 (PLOA – PLN 29/2023) que serão apresentadas pela CEsp à Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado

POLITÍCA NACIONAL
Lula faz balanço de governo e aconselha PT para eleição de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (8), em Brasília, da abertura da Conferência Eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT), evento que debate as estratégias da legenda para as eleições municipais do ano que vem, quando serão definidos os prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios do país.
Cerca de 2,5 mil militantes, dirigentes partidários e políticos compareceram ao auditório de um centro de convenções, incluindo ministros do governo, governadores, a primeira-dama Janja Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Em discurso que durou cerca de 50 minutos, Lula disse que os resultados das ações do governo ainda vão aparecer e projetou que, no ano que vem, a disputa eleitoral deverá repetir uma polarização ideológica similar a que ocorreu nas eleições de 2022.
“90% das coisas que anunciamos ainda não brotaram”, disse Lula, ao destacar que é preciso que as pessoas continuem cobrando e pedindo mais. “Agora, a economia vai crescer no mínimo 3%. Os empregos, nós vamos chegar a 2 milhões. É muito? Não, é pouco. Eu quero mais. E vocês têm que querer mais. Nunca se contentem com o que a gente faz. Peçam mais. Quanto mais reivindicação, mais a gente tem coragem e motivação de fazer as coisas”, completou.
Polarização
Sobre as eleições municipais em 2024, Lula afirmou que a polarização deverá voltar e ser encarada sem medo, de forma competitiva. “A gente vai ter que mostrar que nós queremos exercitar a democracia, vamos fazer as eleições mais competitivas possíveis, mas a gente não vai ter medo de ninguém.”
O presidente fez uma defesa enfática da democracia, ao citar os últimos quatro anos e as ameaças de ruptura democrática. “A democracia é um valor fundamental, não é uma coisa qualquer. Aprendemos a amar o que é democracia, que é viver democraticamente na adversidade conviver com os diferentes, aprender a respeitar, a não ser negacionista”.
Ele também disse que vai participar da campanha em 2024, visitando algumas cidades, fora do horário de trabalho na Presidência da República.
Trabalho de base
Durante a abertura da conferência, Lula lembrou vários momentos da história do PT e pediu que o partido volte a ser um pouco como era no começo, “para reconquistar credibilidade”, pedindo a retomada de um trabalho de base diretamente nas comunidades, ouvindo o povo.
Para o presidente, a legenda deve aprender a dialogar com os setores da sociedade que não são majoritariamente próximos do partido, citando os evangélicos.
“Gente trabalhadora, gente de bem, gente que muitas vezes agradece à igreja por ter tirado o marido da cachaça para cuidar da família”, acrescentou, mencionando ainda o setor do agronegócio e os pequenos e médios empresários.
Fonte: EBC Política Nacional
-
BRASIL5 dias atrás
Electrolux e outras 19 marcas vão patrocinar o BBB24
-
Diamantino7 dias atrás
Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição finaliza com com muita emoção e devoção dos fiéis
-
ESPORTES6 dias atrás
Bahia perde para o América-MG, e fica em situação difícil no Z4
-
Turismo5 dias atrás
5 em cada 10 brasileiros priorizam viagens no fim do ano, diz pesquisa
-
Lucas do Rio Verde7 dias atrás
Lucas do Rio Verde promove II Torneio Municipal de Robótica
-
Rondonópolis21 horas atrás
Prefeito inaugura centro cirúrgico de animais
-
ESPORTES2 dias atrás
Palmeiras consolida supremacia no futebol nacional com 12º título brasileiro e bicampeonato consecutivo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrás
Terceira edição do “Bazar do Bem” em Várzea Grande encanta e contribui para causa nobre