POLÍTICA MT
Chico Guarnieri solicita implantação de unidade do Ganha Tempo em Barra do Bugres
POLÍTICA MT

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) solicitou (indicação nº 178/2025) a implantação de uma unidade do Ganha Tempo, no município de Barra do Bugres. A centralização dos serviços em um único local proporcionará um atendimento mais ágil e eficiente.
A proposta se justifica principalmente pela ausência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no município, o que tem dificultado o ingresso dos trabalhadores no mercado de trabalho e o acesso à qualificação profissional necessária para atender às demandas do setor produtivo da região.
Guarnieri afirmou que a implantação será essencial para o fortalecimento da economia local, pois facilitará o direcionamento dos trabalhadores para vagas de emprego, além de proporcionar o acesso a serviços como seguro-desemprego e cursos de qualificação.
“Com a criação do Ganha Tempo em Barra do Bugres, a cidade não só atenderá às necessidades da população local, mas também vai proporcionar um ambiente favorável ao comércio, ao emprego e à qualificação profissional. Outro benefício será a otimização do tempo e facilidade no acesso dos serviços essenciais para população”, disse o parlamentar.
A indicação foi feita na sessão ordinária do dia 05 de fevereiro e encaminhada ao Governo de Estado e à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania.
Outra demanda
O parlamentar também solicitou (indicação nº 179/2025) a aquisição de um ônibus para fazer o transporte idosos e esportistas de Barra do Bugres. O objetivo é facilitar o acesso desses grupos às atividades sociais, culturais e esportistas que são promovidas pelo município e pelo estado. O pedido foi encaminhado à Secretaria de Ação Social
Fonte: ALMT – MT

POLÍTICA MT
Deputados aprovam projeto que trata da aplicação de agrotóxicos em MT

Com três votos contrários, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram nesta quarta-feira (19), em segunda votação durante sessão ordinária, o Projeto de Lei 1833/2023, de autoria do deputado Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei 8.588, de 27 de novembro de 2006, que dispõe sobre o uso, a produção, o comércio, o armazenamento, o transporte, a aplicação e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins no âmbito do Estado de Mato Grosso.
Votaram contra o projeto os deputados Wilson Santos (PSD), Lúdio Cabral (PT) e Valdir Barranco (PT). O PL 1833/2023, aprovado com o quarto substitutivo integral, busca regulamentar a utilização de defensivos agrícolas em todo o estado.
O deputado Lúdio Cabral foi contrário ao projeto, assim como os deputados Valdir Barrando e Wilson Santos
Foto: MARCOS LOPES/ALMT
O quarto substitutivo, também de autoria do deputado Gilberto Cattani, estabelece diferentes distâncias mínimas para a aplicação de agrotóxicos e a regra varia conforme o tamanho das propriedades rurais, divididas em pequenas, médias e grandes.
Para as propriedades pequenas, a aplicação é liberada, independente da distância mínima de áreas protegidas, para as propriedades médias, a distância mínima é de 25 metros e para as grandes propriedades, distância de 90 metros de povoações, cidades, vilas, bairros mananciais de captação de água, moradias isoladas, grupamento de animais e nascentes.
Ainda na Ordem do Dia, os deputados votaram contra um requerimento apresentado pelo deputado Lúdio Cabral, que solicitava informações sobre a viagem do governador Mauro Mendes (União) ao Rio de Janeiro, no último domingo (16), para participar da manifestação convocada pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em favor da anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 08 de janeiro de 2023.
No requerimento rejeitado pelos deputados da base governista, o deputado Lúdio Cabral solicitava informações se alguma aeronave do governo foi utilizada na viagem ou se o cartão corporativo bancou a viagem e estadia do governador Mauro Mendes e demais membros do governo no Rio de Janeiro, como o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o chefe da Casa Civil, deputado federal licenciado Fábio Garcia, (União).
Fonte: ALMT – MT
-
ESPORTES7 dias atrás
Flamengo vence Fluminense e abre vantagem na final do Carioca
-
POLITÍCA NACIONAL5 dias atrás
Câmara começa a discutir projeto que regulamenta a inteligência artificial no Brasil
-
ESPORTES3 dias atrás
Corinthians vence o Palmeiras no Allianz Parque e larga na frente na final do Paulistão
-
CUIABÁ6 dias atrás
Secretárias recebem homenagem das Vereadoras da Câmara de Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrás
Corinthians vence Barcelona de Guayaquil, mas é eliminado da Libertadores
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias atrás
Debatedores apontam dificuldades em acesso a diagnóstico e tratamento de doenças raras
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrás
Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Mundial do Rim
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrás
Prefeita visita projetos sociais e reforça compromisso com crianças e idosos