CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT será homenageada como “Amiga do Esporte” em premiação dos destaques esportivos do Estado

Publicados

MATO GROSSO

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, será homenageada na categoria “Amigo do Esporte” do Prêmio Sabino Albertão 2024, que celebra os destaques esportivos do Estado. O troféu especial da premiação busca reconhecer a contribuição de personalidades ou instituições ao desenvolvimento esportivo do Estado e será concedido também ao prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

“Agradeço e me sinto honrada por esse reconhecimento. É uma satisfação atuar junto com o secretário David Moura e contribuir com o trabalho da Secel em Mato Grosso. Quero continuar trabalhando para ampliar a inclusão e o poder transformador do esporte”, afirma a primeira-dama.

Idealizadora do programa SER Família Inclusivo, Virginia Mendes começou a se envolver com o setor esportivo ao abraçar a causa da inclusão para pessoas com deficiência.

A primeira-dama mato-grossense é reconhecida como madrinha nacional do Jiu-Jitsu Paradesportivo e, recentemente, foi também anunciada como embaixadora mundial do Parajiu-jitsu, durante a competição mundial da modalidade em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A dedicação de Virginia Mendes ao paradesporto ainda lhe rendeu o Selo Mundial de Inclusão, oferecido pela World Parajiu-jitsu Federation (WPJJF) e pela Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP). O título internacional coloca Mato Grosso em evidência no cenário global como um estado exemplar no que diz respeito à inclusão.

Leia Também:  Salto do Céu se torna primeira cidade 100% monitorada pelo programa Vigia Mais MT

Já o prefeito Ari Lafin está no segundo mandato à frente do município de Sorriso (a 400 km de Cuiabá), tendo começado sua vida pública na cidade como líder de associações esportivas. Em sua gestão, o município avançou em políticas públicas que garantiram a prática esportiva aos cidadãos e destaques em níveis estadual, nacional e internacional.

Dentre os programas realizados na gestão de Ari Lafin estão o “Atletas do Futuro”, que visa incentivar o desenvolvimento esportivo de atletas em idade escolar com ajuda de custo e premiações, e o “Ginástica na Praça”, que oferece à população atividades físicas, palestras e orientações nas diversas praças do município.

Já com o programa Sorriso + Esporte, a gestão busca universalizar o acesso ao esporte por meio de diversas ações, como a diversificação da prática esportiva, participação em competições oficiais, valorização do esporte amador, dentre outras. Além disso, o município se destaca pelos investimentos em sua infraestrutura esportiva e, neste ano, entrega o Ginásio Olímpico, que é considerado uma das melhores arenas esportivas do país.

Leia Também:  Governo lança ferramenta para mensurar qualidade de vida e orientar políticas públicas

Sobre o Prêmio Sabino Albertão

A premiação é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para homenagear os destaques esportivos do ano em Mato Grosso. Nesta edição, está sendo realizada pelo Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (Iteec Brasil) e produzida pela Bemtivi Academia de Arte.

O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, que faleceu em 2021.

Nesta edição, os medalhistas olímpicos e paralímpicos de Mato Grosso, Ana Vitória, Arthur Silva e Érika Zoaga, entram para o Hall da Fama da premiação por ajudarem a levar o nome do Estado ao cenário esportivo internacional. Além das homenagens especiais, serão premiadas 11 categorias esportivas que se destacaram entre julho de 2023 e julho de 2024. A cerimônia de entrega do Prêmio Sabino Albertão será realizada na próxima terça-feira (17.12).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sedec recebe embaixador da Ucrânia e prospecta visita de empresários ucranianos a Mato Grosso

Publicados

em

Por

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) recebeu o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, nesta quinta-feira (23.1), para apresentar as potências econômicas de Mato Grosso.

Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, deu início às conversas para que uma comitiva de empresários ucranianos visite o Estado.

“Mostramos ao embaixador a potência que é Mato Grosso. Falamos do acordo do Mercosul com a União Europeia e das crescentes parcerias que o Estado tem feito com o mercado asiático. Disponibilizamos a equipe da Sedec para montar uma agenda para que empresários ucranianos venham até aqui e conheçam a Capital e os municípios do interior que possuem interesses comerciais em comum. Além disso, estudaremos uma visita a Vinnytsia, região agrícola do país”, disse César Miranda.

O secretário explicou ainda que o Estado está de portas abertas para os ucranianos e cogita também a possibilidade de conhecer a região agrícola do país.

Já o embaixador Andrii Melnyk afirmou que uma forte parceria pode nascer entre o país e o Estado.

“Para mim foi inspiradora (a visita), fiquei impressionado pela disponibilidade do governador Mauro Mendes e seu time. Vi muitas coisas em comum com os objetivos do nosso país, como exemplo, o aumento da produção agrícola. Gostamos desse espírito, pois nós nunca paramos, assim como vocês. Espero trazer uma delegação de empresários ucranianos para ver todas as oportunidades que a Secretaria de Desenvolvimento me mostrou”, disse o embaixador.

Leia Também:  Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

Assim como Mato Grosso, a Ucrânia possui a produção de commodities como uma das principais atividades econômicas.

A Ucrânia é um dos principais exportadores de grãos do mundo, assim como Mato Grosso, mas sofreu algumas perdas econômicas devido aos conflitos militares que enfrenta com a Rússia. A nação ucraniana trabalha, então, na reconstrução das atividades agrícolas e nos investimentos externos. Vinnytsia é a principal cidade agrícola do país e onde também ficam as melhores universidades do país.

Já Mato Grosso continua sendo o maior produtor de grãos do Brasil, com 31,3% da produção nacional, e tem buscado adentrar novos mercados internacionais com os seus produtos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA