CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

DVD que celebra o rasqueado de Fronteira será lançado nesta quinta (20.3)

Publicados

MATO GROSSO

O DVD “Fronteira Sinfônica”, que celebra o Rasqueado de Fronteira, será lançado nesta quinta-feira (20.3) a partir das 19h, em Cuiabá. Resultado de concerto realizado pelo músico cacerense Henrique Maluf e a Orquestra CirandaMundo, o DVD conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio de emenda parlamentar.

O evento tem entrada gratuita e será realizado no Instituto Ciranda (Casa de Bembem). Para celebrar o projeto, a noite contará com apresentações do próprio Henrique Maluf, dos cantores Pescuma, Guapo, do Trio Los Cancioneiros (música paraguaia) e da dupla Felipe e Zé Ribeiro.

O DVD foi gravado tendo como repertório o álbum “1ª Coletânea de Rasqueado Cacerense”, lançado por Maluf em 2023. O espetáculo, assim como o álbum, reuniu canções de grandes compositores como Guapo, Emerson Dorado, Adãozinho da Harpa, Rocco Martins e o próprio Henrique Maluf, além das participações especiais de Pescuma e Lorena Ly.

A regência do concerto foi realizada pelos maestros Murilo Alves e Reno Ramires, com os arranjos assinados por Joelson Conceição, Andrew Moraes e Jhon Stuart.

Leia Também:  Polícia Civil apreende 328 pacotes de cloridrato de cocaína

“O objetivo central sempre foi o de evidenciar e celebrar esta cultura da fronteira oeste mato-grossense, que bebe das culturas de países como Bolívia e Paraguai. Toda essa união fez nascer algo único, que é nosso rasqueado cacerense, também chamado de rasqueado de fronteira”, revela Henrique Maluf.

O DVD é uma realização da Associação Mato-grossense de Cultura (AMC) com patrocínio da Secel por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Faissal Calil e Lúdio Cabral.

Serviço:
O que: lançamento do DVD “Fronteira Sinfônica”
Quando: 20/3 (quinta-feira)
Horário: 19h
Quanto: gratuito
Local: Instituto Ciranda (Casa de Bembem)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sema apresenta modelos de licenciamento ambiental de MT durante a Norte Show

Publicados

em

Por

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou, nessa quarta-feira (16.4), da feira agropecuária Norte Show, em Sinop, e apresentou o modelo de licenciamento implementado pelo Governo do Estado.

A secretária Mauren Lazzaretti foi uma das palestrantes do painel “Protagonismo que cultiva o futuro”, promovido pelo grupo Elas no Agro, e afirmou que a Sema tem se tornado cada vez mais eficiente, garantindo que a produção seja realizada dentro da legalidade.

Segundo ela, Mato Grosso possui quatro modelos de licenciamento: o simplificado automatizado, que ocorre por adesão e compromisso, abrangendo 160 atividades, cujo tempo de análise é de dois dias; o simplificado não automatizado, com prazo de análise de pouco mais de 50 dias; o convencional, com prazo de análise de 110 dias; e o mais complexo, com prazo de 10 meses.

Em um passado não muito distante, o processo de licenciamento na Sema durava seis, sete ou oito anos. Mudanças têm sido implementadas em vários setores para garantir a desburocratização, promovendo equilíbrio razoável para que de fato possamos ter crescimento econômico e social, mas também a conservação dos recursos naturais”, enfatizou a secretária.

Leia Também:  Licença-prêmio poderá ser parcelada em períodos mínimos de dez dias

Durante a palestra, Mauren Lazzaretti também falou sobre a nova modelagem do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0), que vai proporcionar mais celeridade e eficiência à regularização ambiental rural. A previsão é de que, com a nova ferramenta, todos os cadastros de Mato Grosso sejam analisados de forma automatizada até dezembro de 2025 e que ocorra a validação de 69% dos cadastros privados e 100% dos cadastros em assentamentos rurais, tão logo sejam repassadas as informações pelo Incra e Intermat.

Essa nova ferramenta será lançada no próximo mês, com o compromisso de desburocratizar a agenda de produção sustentável no Estado de Mato Grosso e promover transformação”, acrescentou Lazzaretti.

O Painel “Protagonismo que cultiva o futuro” contou também com a participação de Luciana Miyabayashi, Simone Botan, Vanice Marques e Brunna Reis, que abordaram os desafios enfrentados pelas mulheres que lideram e transformam realidades no agro.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA