MATO GROSSO
Doria: “Governo de MT vai dobrar quantidade de asfalto; é um grande legado para a população”
MATO GROSSO

O ex-governador de São Paulo e presidente nacional do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), João Dória Junior, afirmou que o Governo de Mato Grosso “vai deixar um grande legado na infraestrutura” ao dobrar, em menos de oito anos, a quilometragem total de asfalto no estado.
Dória se reuniu com o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, nesta quarta-feira (19/3), junto com o presidente e a CEO do LIDE Mato Grosso, Igor Taques e Ruth Semiramys, respectivamente.
De acordo com o presidente do grupo, a quantidade de asfalto novo que a gestão estadual está entregando – que vai chegar a mais de 6.000 quilômetros até o final do ano – irá impulsionar ainda mais o agronegócio, que “representa hoje um terço da economia brasileira”.
“Eu fui governador do estado de São Paulo e eu sei o que custa o asfalto, a implantação asfáltica de infraestrutura. Então essa é uma vitória do Governo do Mato Grosso em oferecer uma infraestrutura asfáltica, que vai dobrar o número de quilômetros asfaltados no estado até o final do seu governo. É um grande legado”, ressaltou.
Para Doria, boa parte da força do agronegócio mato-grossense tem raiz no apoio dado pelo estado nos últimos anos.
“Esta liderança faz parte também das ações que o Governo do Estado de Mato Grosso vem exercendo, apoiando o setor privado, criando facilidades, evitando excessos de burocracia e construindo campos adequados para melhorar não só a logística, mas também as exportações”, pontuou.
O governador Mauro Mendes também registrou a importância do LIDE para aproximar investidores do Poder Público e fomentar negócios importantes para o estado.
“Com o auxílio do LIDE, conseguimos aproximar os dois lados, abrir portas, buscar investidores e aquilo que é mais importante: mostrar o potencial de Mato Grosso, as oportunidades de negócio, tudo aquilo que somos e as grandes perspectivas que nós temos, principalmente no mais importante setor da economia do nosso estado, que é o agronegócio, a agroindústria e a transformação de proteínas animais e vegetais em alimentos para o Brasil e o mundo”, concluiu.
Também participaram da reunião: o vice-governador Otaviano Pivetta; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes; os deputados estaduais Carlos Avallone e Hugo Garcia; o presidente da Fecomércio, Wenceslau Junior; e os secretários de Estado Fabio Garcia (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Rogério Gallo (Fazenda) e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo); e o presidente da MT Par, Wener Santos.
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
Sema apresenta modelos de licenciamento ambiental de MT durante a Norte Show

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou, nessa quarta-feira (16.4), da feira agropecuária Norte Show, em Sinop, e apresentou o modelo de licenciamento implementado pelo Governo do Estado.
A secretária Mauren Lazzaretti foi uma das palestrantes do painel “Protagonismo que cultiva o futuro”, promovido pelo grupo Elas no Agro, e afirmou que a Sema tem se tornado cada vez mais eficiente, garantindo que a produção seja realizada dentro da legalidade.
Segundo ela, Mato Grosso possui quatro modelos de licenciamento: o simplificado automatizado, que ocorre por adesão e compromisso, abrangendo 160 atividades, cujo tempo de análise é de dois dias; o simplificado não automatizado, com prazo de análise de pouco mais de 50 dias; o convencional, com prazo de análise de 110 dias; e o mais complexo, com prazo de 10 meses.
“Em um passado não muito distante, o processo de licenciamento na Sema durava seis, sete ou oito anos. Mudanças têm sido implementadas em vários setores para garantir a desburocratização, promovendo equilíbrio razoável para que de fato possamos ter crescimento econômico e social, mas também a conservação dos recursos naturais”, enfatizou a secretária.
Durante a palestra, Mauren Lazzaretti também falou sobre a nova modelagem do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0), que vai proporcionar mais celeridade e eficiência à regularização ambiental rural. A previsão é de que, com a nova ferramenta, todos os cadastros de Mato Grosso sejam analisados de forma automatizada até dezembro de 2025 e que ocorra a validação de 69% dos cadastros privados e 100% dos cadastros em assentamentos rurais, tão logo sejam repassadas as informações pelo Incra e Intermat.
“Essa nova ferramenta será lançada no próximo mês, com o compromisso de desburocratizar a agenda de produção sustentável no Estado de Mato Grosso e promover transformação”, acrescentou Lazzaretti.
O Painel “Protagonismo que cultiva o futuro” contou também com a participação de Luciana Miyabayashi, Simone Botan, Vanice Marques e Brunna Reis, que abordaram os desafios enfrentados pelas mulheres que lideram e transformam realidades no agro.
Fonte: Governo MT – MT
-
Turismo6 dias atrás
Brasil tem 25 pizzarias entre as melhores da América Latina
-
ESPORTES4 dias atrás
Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
-
ESPORTES4 dias atrás
Flamengo assume a liderança do Brasileirão com vitória sobre o Grêmio em Porto Alegre
-
ESPORTES4 dias atrás
Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
-
Turismo5 dias atrás
Miami além das praias: veja 7 curiosidades sobre a cidade
-
Turismo4 dias atrás
Atraso, cancelamento, overbooking: direitos de passageiros aéreos
-
ESPORTES4 dias atrás
Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Abertas as inscrições para o curso Excelência Legislativa