Novo recurso do Chrome promete reduzir consumo de memória RAM

Uma das builds de teste do Google Chrome possui um novo recurso que permite “congelar” as abas que não estão em uso, a fim de fazê-las consumir menos memória RAM do PC.

O navegador da companhia popularizou o recurso de abas independentes, que o tornava diferente dos outros navegadores por ser mais estável: quando uma aba travava, ela podia ser fechada sem impactar no funcionamento geral do aplicativo. O problema é que isso faz o app consumir muito mais RAM.

Com o passar do tempo, a Google foi lançando soluções para minimizar esse consumo.

Fonte: Bitsnapper/Reprodução

Em 2015, foi lançado o “descarte de abas”, que suspendia as abas quando o sistema ficava com pouca memória disponível, e as impedia de recarregar em segundo plano.

Agora, o novo recurso, “congelar abas”, funciona de forma parecida, mas dá mais controle ao usuário: quando a suspensão de abas deve ocorrer, e por quanto tempo.

Por enquanto, somente a versão Canary v79 (build de testes) possui a função de congelar abas. Você pode baixá-la clicando aqui.

Para testá-la, copie o endereço chrome://flags/#proactive-tab-freeze e cole-o na barra de endereços do navegador. Você terá acesso às opções abaixo, em inglês:

  • Default (off)
  • Enabled (unused tabs are frozen after five minutes)
  • Enabled freeze – no unfreeze (tabs won’t unfreeze until clicked)
  • Enabled freeze – unfreeze for 10 seconds every 15 minutes
  • Disabled

No endereço chrome://discards você poderá checar o status de todas as abas abertas atualmente, além de poder gerenciá-las de forma manual.

Quando o recurso for lançado em uma versão final (se for), é possível que a Google o disponibilize de uma maneira mais acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *