ESPORTES
Voluntários fazem a diferença na 24ª edição da Surdolimpíada no RS
ESPORTES

Sem eles, seria difícil realizar a 24ª edição da Surdolimpíada de Verão em Caxias do Sul (RS), a primeira a ocorrer na América Latina. Presentes nos mais diversos ambientes – ginásios, campos, arenas, piscinas – 280 voluntários trabalham para que todos possam acompanhar os jogos. A principal missão deles é facilitar a comunicação. O grupo se divide entre surdos e ouvintes, ou seja, os que conseguem escutar, e os intérpretes de Libras e Gestuno (língua internacional de sinais).
Os voluntários trabalham por escala e desempenham suas funções de acordo com a necessidade do evento, que reúne mais de 5 mil atletas representando 77 países, até o próximo domingo (15). Não é nada fácil. Na verdade, para quem vê de fora é bem cansativo. Mas não é empecilho para quem não abre mão de ajudar, mesmo que isso signifique uma jornada dupla.
É o caso do jogador da seleção brasileira de vôlei, Toríbio Malagodi, que trabalhava na organização do evento quando deixava a quadra.
“Eu sempre quis ajudar como voluntário e, quando fui convocado, aceitei na hora. Se você me perguntar se eu escolheria vir para a Surdolimpíada como atleta ou voluntário, não conseguiria escolher, fiz os dois ao mesmo tempo”.
Vontade de vencer e também de ajudar, cabe aos atletas e a todos que estão envolvidos o agradecimento pela dedicação.
Edição: Cláudia Soares Rodrigues

ESPORTES
Natação: Brasil tem dia dourado no Mare Nostrum

O Brasil teve um ótimo domingo (22) na etapa de Mônaco do Mare Nostrum Swim Tour 2022, com a conquista de três medalhas de ouro: com Nicholas Santos, João Gomes Júnior e Bruno Fratus.
O Mare Nostrum, que é disputado em formato de mata mata até uma final entre apenas dois atletas, terá mais duas etapas, em Barcelona (Espanha), nos dias 25 e 26 de maio, e em Canet (França), nos dias 28 e 29. A competição serve como preparação para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em junho, em Budapeste.
Nicholas Santos conquistou seu ouro nos 50 metros estilo borboleta, onde nadou em 22s83 para superar o norte-americano Michael Andrews. Já João Gomes Júnior venceu nos 50 metros peito ao nadar em 27s10 diante do holandês Arno Kamminga e do alemão Lucas Materath, que empataram na semifinal.
A terceira conquista foi de Bruno Fratus nos 50 metros estilo livre, na qual nadou em 21s49 para bater o holandês Thom de Boer. Além das três medalhas douradas, o Brasil garantiu uma prata na competição com o medalhista olímpico Fernando Scheffer nos 200 metros estilo livre.
Edição: Fábio Lisboa
-
ECONOMIA6 dias atrás
Janguiê Diniz realiza sessão de autógrafos de novo livro
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Inscrições para edital de incentivo à literatura terminam nesta quinta-feira (19)
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Ação integrada orienta caminhoneiros sobre segurança no trânsito e saúde
-
ESPORTES7 dias atrás
Natação paralímpica: Brasileiro chega ao fim com recorde mundial
-
FAMOSOS7 dias atrás
Simaria exibe produção escolhida para show e arrasa no desfile: “estão preparados?”
-
CUIABÁ6 dias atrás
Carnaval fora de época reúne mais de 10 mil pessoas em noite de folia na Praça da Mandioca
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrás
Entrega dos cartões segue até quarta-feira no Cepac
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrás
Kika Dorilêo participa de Live na abertura do programa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes