CUIABÁ

Rondonópolis

Alunos de escolas municipais participam de evento sobre igualdade racial

Publicados

Rondonópolis

O dia 13 de maio de 1888 foi marcado pela promulgação da Lei Áurea e após 134 anos na manhã desta sexta-feira (13) foi o momento de promover o debate e reflexões com quase 400 alunos de escolas municipais durante evento organizado pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis no Casario.

Os alunos de diversas idades são das escolas municipais José Antônio da Silva e Frei Milton Marques da Silva, assistiram apresentações culturais com danças de raiz negra e cantiga do Quilombo trabalhada de forma pedagógica e palestra de forma lúdica voltada para público infantil.

As crianças também participaram de uma roda de conversa, lanche e apreciaram exposição de obras de arte na galeria do Casario com tema sobre a abolição da escravatura que está aberta durante o final de semana para a comunidade visitar.

Esse primeiro evento de debate com as escolas aconteceu graças a uma parceria do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Rondonópolis (Compir) vinculado a Secretaria de Promoção e Assistência Social com as secretarias de Cultura e de Educação.

Leia Também:  Prefeitura dá andamento ao projeto de construção da ponte da Arnaldo Estevão

De acordo com o presidente do Compir, Wagner dos Santos, o evento cumpriu com os objetivos de promover e potencializar o diálogo a respeito da promoção da igualdade racial e haverá sequência por meio de um circuito de palestras debatendo sobre a luta racial a ser iniciado nas escolas municipais neste mês e indo até novembro, mês da Consciência Negra.

 “Nossa caminhada é conjunta pela construção de uma programação potente de combate ao racismo, trabalho escravo contemporâneo, intolerância religiosa e respeito ao diverso”, comentou Santos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Comunidade do Jardim Assunção recebe unidade de saúde totalmente reformada

Publicados

em

Por

O prefeito José Carlos do Pátio encerrou a agenda desta semana com a entrega das obras de reforma e revitalização da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Assunção. A unidade foi completamente reformada, ganhou mobiliários novos, consultório odontológico completo e está toda climatizada.

A estrutura da nova unidade segue os padrões com recepção, sala de vacina, sala de procedimentos, consultório médico, espaço de expurgo, sala multiuso, dentre outros espaços. A novidade é o consultório odontológico completo montado para cuidar da saúde bucal dos moradores da região.

O ESF Jd. Assunção integra o pacote de três obras importantes que o prefeito se comprometeu em entregar nas próximas semanas. Uma unidade de saúde, uma unidade escolar e uma área de lazer vão estar liberados toda semana para a população ser atendida e poder usufruir de espaços novos e adequados para cada atividade.

“Todo esse avanço que estamos tendo é graças a um trabalho incansável do prefeito que trabalha sempre pensando na população mais humilde, que mais necessita. Ele tem feito muito mais por Rondonópolis do que cidades que arrecadam mais, por ter uma visão de futuro, que se preocupa com o próximo”, destacou a secretária de saúde Izalba Albuquerque.

Leia Também:  Em evento da Anatel, presidente do STJ diz que telemarketing abusivo viola dignidade do consumidor

Com recursos próprios do município, Pátio viabilizou uma verdade transformação no posto de saúde. Ele lembrou que além das unidades que estão sendo reformadas e construídas está investindo nos servidores, com abono para as agentes comunitários de saúde e também reajuste para os cargos administrativo, auxiliar de dentista e de enfermagem, técnicos de enfermagem e auxiliar de serviços diversos.

O prefeito ressaltou que Rondonópolis tem hoje 94% de cobertura dos bairros com unidades básicas de saúde e está com 100% da população sendo atendida por agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Dona Adeli, presidente do bairro Jd. Assunção comentou que Pátio tem feito muito pela cidade e que a comunidade está muito agradecida pela nova estrutura do posto de saúde do bairro. Além de toda equipe técnica que atua na unidade, vereadores, secretários municipais, servidores e pessoas da comunidade participaram da entrega das obras.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA