CUIABÁ

Lucas do Rio Verde

Corrida Pela Preservação da Água reúne mais de 500 atletas em Lucas do Rio Verde

Publicados

Lucas do Rio Verde


Em sua 11ª edição, a Corrida Pela Preservação da Água reuniu 511 atletas em dois percursos, de 5 km e 10 km. Realizado na manhã do último domingo (27), o evento marca o encerramento da Semana da Água. A prova é organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, Programa Viva Lucas, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e patrocinadores.

Para Cristiano Soares, atleta PCD – Pessoa com Deficiência, a prova é símbolo de superação, além de ter um outro valor sentimental. “Após meu acidente de moto, essa corrida foi o escape da depressão”, disse o atleta que completou o percurso de 5 km utilizando muletas.

A Corrida Pela Preservação da Água é uma das mais tradicionais de Lucas do Rio Verde. A prova se destaca por receber competidores do município e de outras regiões do país, como o casal de Manaus, Franciane Moura e Juarez Rosa. 

Franciane já foi quinto lugar na São Silvestre e aqui conquistou a primeira colocação na categoria Geral Feminino – 10 km. “A prova foi maravilhosa, muito bem organizada, com bastante água para hidratação e o percurso bem sinalizado. Eu adorei”, disse a manauara que participou da corrida em Lucas do Rio Verde pela primeira vez.

Leia Também:  Vice-prefeito destaca sucesso e garante que Corrida Contra Fome fará parte do calendário oficial de eventos de Cuiabá

“Essa é uma das provas mais tradicionais de Mato Grosso. Eu fico feliz de poder retornar e subir ao pódio mais uma vez”, destacou Juarez que já participou de outras edições da prova luverdense.

A prova também teve a participação em massa das associações e atletas de Lucas do Rio Verde, como o José Filho, de 21 anos, que conquistou a primeira colocação na categoria Geral Masculino – 5 km. “O clima dessa vez foi agradável em relação a última corrida no dia 27 de fevereiro [Corrida de Verão]. Quero parabenizar a organização por cada ponto de hidratação e os atletas que apesar de serem adversários, sempre apoiam um ao outro”.

Acompanharam a prova o prefeito Miguel Vaz, acompanhado da primeira-dama, Janice Ribeiro, o secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes, o diretor do Saae, Mauricio Fossatti, os vereadores Gilson Firmino (Urso) e Ideiva Folleto, além de toda a organização e equipe de voluntários.

17ª Semana da Água
A programação da Semana da Água, que começou no domingo, 20 de março, com a Corrida Kids e que se estendeu durante a semana com apresentações culturais, visita ao Ecoponto e recolhimento de lixo eletrônico/óleo de cozinha usado, encerrou ontem, dia 27, com a realização da 11ª Corrida Pela Preservação da Água, na avenida Beira Mata.

Leia Também:  Atletas do Viva Lucas conquistam títulos em competição de jiu-jitsu e ciclismo

A Semana da Água foi promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e o Sicredi.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Lucas do Rio Verde

Monumentos históricos de Lucas do Rio Verde passam por restaurações

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está realizando a restauração nos monumentos históricos da cidade. As esculturas sofrem com as ações de vândalos na cidade e também se deterioram por conta das mudanças climáticas, sendo necessárias as manutenções.

O primeiro monumento que está sendo restaurado é o da Ema, que fica localizada na rotatória do Paço Municipal. A estrutura, feita com reaproveitamento de metais, pesa mais de três toneladas e possui cerca de 10 metros de altura. 

A manutenção está na etapa final. As emas estão recebendo a reposição das penas que foram quebradas, pintura na parte externa danificada pelo sol e soldagem nos pontos de ferrugem. O trabalho de restauração está sendo feito pelo artista Ivaldo Rodowasnki, também responsável pela construção do monumento em 2015.

Outros três monumentos da cidade serão restaurados nos próximos dias. A escultura do Voo da Liberdade, que fica em frente ao Mercado do Produtor, e a escultura da Bíblia Sagrada, localizada no bairro Jardim Amazônia, receberão uma nova pintura e o reparo nas partes enferrujadas.

Leia Também:  Projeto educacional incentiva estudantes a valorizar a agropecuária em Lucas do Rio Verde

O terceiro monumento a ser restaurado é o dos Garis, localizados na Praça do Bairro Imperial. As esculturas foram entregues em 2016 em homenagem aos garis do município, marcando a universalização da coleta mecanizada.

Os três garis foram feitos de concreto armado e medem cerca de 2 metros de altura cada. Será feito o trabalho de recuperação do braço de um dos garis, que foi quebrado e está com as ferragens expostas. Os monumentos também receberão uma nova pintura.

Para o trabalho de restauração, será necessária a retirada das esculturas do local. Os garis serão levados na próxima semana para o município de Sorriso, onde fica o ateliê do artista Jakson Moura, que também foi responsável pela construção da obra. O prazo para finalização das restaurações é de 15 a 20 dias.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, ressalta a importância das reparações nas esculturas e faz um pedido para a população para cuidar dos patrimônios públicos.
“Fazer a manutenção dos monumentos é uma responsabilidade de gestão e é muito importante para manter a originalidade das obras. Pedimos à população para que tenha o cuidado com os patrimônios públicos coletivos, cabe a nós ter esse olhar cuidadoso para que os monumentos possam permanecer em nossa cidade. Os gastos são muito maiores quando acontece uma coisa desse tipo e é dinheiro público que a gente utiliza para isso. Se algum cidadão presenciar algum ato de vandalismo, denuncie imediatamente para que possamos tomar as medidas cabíveis”, enfatizou Luciana.

Leia Também:  Vice-prefeito destaca sucesso e garante que Corrida Contra Fome fará parte do calendário oficial de eventos de Cuiabá

A população pode denunciar qualquer ato de vandalismo aos patrimônios públicos através do Aplicativo Lucas Cidadão, da Ouvidoria do Município pelo número 0800 646 4004 (ligação gratuita), ou acionar a Polícia Militar através do 190 e a Guarda Civil Municipal pelo 153.
 

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA