CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá realiza novo mapeamento para traçar perfil e quantitativo da população em situação de rua e imigrantes na capital

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, realiza de 27 a 29 de junho, novo mapeamento para traçar  o perfil e o quantitativo da população em situação de rua e imigrantes.

A ação integra o Projeto Quero te Conhecer, realizada desde 2017, tendo como principal objetivo identificar a realidade atual, principais demandas, a fim de elaborar novas políticas públicas efetivas no atendimento dessas pessoas. 

Dados registrados apontam que em 2021, foram identificadas 96 pessoas em situação de rua. Em 2019,  212.  A equipe será formada por técnicos da Coordenadoria de Proteção Especial, em dois períodos, matutino (10h às 12h) e vespertino (16h às 19h). 

A equipe de abordagem social irá percorrer os principais pontos de concentração, como o Morro da Luz, Beco do Candeeiro, região da Rodoviária, avenidas Barão de Melgaço, Carmindo de Campos, do CPA, trevo do Santa Rosa, praças Ipiranga, Orla e do Porto e viaduto do Shopping Três Américas. 

Durante a ação serão realizadas entrevistas, onde serão levantados dados como identificação pessoal, escolaridade, documentação, emprego e renda, familiares, condições de saúde, entre outros pontos para conhecer o perfil atual da população em situação de rua e imigrantes.

Leia Também:  Conheça o perfil de Maurício Munhoz, o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

“Esse levantamento servirá de base para elaboração de novo relatório baseado na identificação das pessoas que utilizam das ruas como espaço de moradia e ou sobrevivência e as unidades de acolhimento como moradia provisória. É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e,  da primeira-dama Márcia Pinheiro,  ofertar cada vez mais melhores condições e acesso aos programas e ações que contribuam às suas vidas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, Hellen Ferreira. 

Nas abordagens aos imigrantes, informou a secretária, serão oferecidas cestas básicas  àqueles que aceitarem retornar para suas casas. A equipe irá acompanhar até as residências para validação das informações.

Além da abordagem nos pontos de concentração, serão entrevistados também as pessoas que estão nas unidades de acolhimento e no Centro Pop. 

“Mesmo se que consigamos todo o detalhamento, poderemos coletar informações,  tabular os dados recebidos e traçar um perfil do público. As pessoas que se negarem a participar serão classificadas como “não quiseram se manifestar”, explica  a coordenadora de Proteção Social Especial, Fabiana Soares. 

“Após as abordagens, a equipe técnica da coordenação de proteção social especial fará a compilação e análise dos dados. Com eles, será possível obter informações para implementar políticas públicas para atender as necessidades desse público”, finalizou Ferreira.

Leia Também:  Nota Cuiabana Premiada edição especial do aniversário da capital entrega total de R$ 180 mil em premiações

Projeto Quero te Conhecer:

O Serviço de Abordagem Social é um serviço contínuo, tem por finalidade, assegurar o atendimento e o desenvolvimento de atividades de sociabilidade, visando o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, como forma de contribuir para a construção de novos projetos e trajetórias de vida.

Para tanto as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) “Centro e Norte” realizaram, nesses quatro anos de gestão, abordagens em períodos alternados, em praças, galpões/casarões, viadutos e rodoviária, entre outros, a fim de mapear esta população para então discutir estratégias, levantar desafios e recomendações, objetivando a formulação de políticas públicas dirigidas para esse segmento populacional. Agora, com a entrega do Centro Pop, no final do mês de maio desse, os técnicos do Centro de Referência que estão realizando o trabalho. 

A equipe de Abordagem social também realiza a entrega de cobertores, marmitas, além de orientações e encaminhamentos para unidades de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, e Centro Pop, bem como foram ofertadas passagens para retorno à cidade de origem, atendendo o desejo dos cadastrados.

Tendo como público alvo estendido, desde 2020, o projeto também é executado para os imigrantes e LGBTQIPA+.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro abre oficialmente a programação da 54ª Expoagro

Publicados

em

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou neste sábado (02), a solenidade de abertura oficial da programação da 54ª Expoagro, que começa na próxima segunda-feira (04) e vai até o dia 10 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro – ACRIMAT.

O evento começou com uma cavalgada que reuniu as comitivas com cerca de 70 cavaleiros e amazonas, com participação da cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso. Os cavaleiros saíram do parque de exposições e passaram pela Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha). O controle do tráfego foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). Por fim, as comitivas chegaram ao Palácio Alencastro, onde foram recebidos pelo prefeito e demais autoridades, com um café da manhã ao som do Corpo Musical da Polícia Militar.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal também assinou o Decreto que transfere simbolicamente o seu gabinete, entre os dias 4 e 8 de julho, para o local onde será realizada a feira agropecuária. “Após o período em que ficou suspensa a Expoagro, especialmente nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, recebemos de braços abertos esse grande evento festivo, de negócios e de oportunidades, que coloca Cuiabá na vitrine da economia do setor agropecuário, marcando a tradição de um Estado e uma capital do agronegócio que fomenta o seu desenvolvimento e demonstra a importância do fortalecimento do setor agropecuário. Por isso, celebramos a retomada da 54ª Expoagro e, em homenagem a essa importância, estamos transferindo simbolicamente o nosso gabinete para o Parque de Exposições Jonas Pinheiro e daremos expediente lá também, para mostrar não apenas o envolvimento, mas também o comprometimento da Prefeitura de Cuiabá com o setor agropecuário da nossa capital”, destaca o prefeito.

Leia Também:  SP: Prefeitura lançará pontos gastronômicos em equipamentos culturais

Após cinco anos desde o último evento, a Expoagro que é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, retorna ao público reunindo diversas atividades como exposições de ovinos e pequenos animais, fóruns das Cadeias Produtivas, debates, palestras e oficinas gratuitas, além de rodeios e shows com atrações nacionais. “Esse ano será muito diferente, porque sempre a programação é realizada em dois finais de semana. Mas, devido ao tempo hábil para organização, decidimos fazer seis dias de evento com três dias de shows gratuitos, isso nunca havia ocorrido. Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá entra com um apoio muito amplo, que vai nos ajudar a realizar um belíssimo evento, tenho certeza que vai ser um sucesso”, disse o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira.

Para a edição deste ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, está montando um estande com mais de 3 mil m², que apresenta os pilares do programa Pra Frente Cuiabá, são eles: Agro da Gente, Sine da Gente, Cuiabanco, Imex e Qualifica Cuiabá. A estrutura abrigará ainda o gabinete do prefeito, que será transferido para o local durante os dias do evento.Também estará disponível uma exposição com os tratores e equipamentos que atuam na agricultura familiar, uma área de sustentabilidade com placas solares, um container com amostras sobre a ferrovia e, mais uma novidade, um painel de led com transmissão ao vivo dos rodeios e shows para o público. A ação conta ainda com participação efetiva das secretarias municipais de Turismo e Cultura, Esporte e Lazer.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Diagnóstico da Agropecuária de Cuiabá será apresentado na quarta-feira (25), no Palácio Alencastro

“Sem dúvida, a 54ª Expoagro representa história, o maior evento ligado ao setor do agronegócio e, por isso, a Prefeitura não poderia, neste período pós-pandemia, ficar ausente desse evento e de forma muito nobre estamos promovendo a abertura de forma oficial. Além disso, preparamos o nosso estande que é uma integração de esforços de várias secretarias para fomentar o desenvolvimento da economia da nossa região, com o programa Pra Frente Cuiabá, integrando o Turismo e a Cultura. Teremos ainda a participação da Prefeitura no fórum de palestra, onde estaremos discutindo a logística de Cuiabá, o empreendedorismo e o projeto do programa de agronegócio de Cuiabá.  Então, nossa expectativa é muito positiva”, pontua o secretário Francisco Vuolo.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, mencionou ainda o investimento na realização das obras de requalificação do parque de exposições. “A Prefeitura de Cuiabá foi e sempre será parceira de um evento tão importante como esse para nossa economia, nossa cultura e para a população. Acrescento também que a gestão, em parceria com o Sindicato Rural, está fazendo a maior obra da história do parque de exposição, que é o Centro de Eventos Jonas Pinheiro. Através de uma emenda federal e uma contrapartida da Prefeitura de Cuiabá, estamos transformando aquele espaço no maior centro de eventos do Centro-Oeste”, reforça Stopa.

Também estiveram presentes o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, o diretor do Sindicato Rural, Allan Paulino, o deputado estadual, Carlos Avallone, entre outras autoridades.

Confira a programação completa:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA