CUIABÁ

CUIABÁ

Carnaval fora de época reúne mais de 10 mil pessoas em noite de folia na Praça da Mandioca

Publicados

CUIABÁ

O Festival de Cultura Popular que ocorreu no último sábado (14), foi um verdadeiro sucesso reunindo mais de 10 mil pessoas no entorno da Praça da Mandioca, no Centro Histórico de Cuiabá. O Carnaval cuiabano fora de época foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. 

“Foi um dia memorável da nossa cultura cuiabana, depois de dois anos de pandemia retomamos o Carnaval mesmo que seja fora de época. Os cuiabanos gostam de Carnaval e são um povo alegre, então essa festa da Cultura Popular é a nossa apoteose da alegria e da vitória contra uma pandemia que castigou muito a cidade. Então, precisávamos desses eventos que chamam a população para se divertir de uma forma ordeira e segura, e a Praça da Mandioca é um palco especial, tem história, tem memória e hoje está cheia com a grande festa da nossa folia cuiabana”, destaca o secretário Aluízio Leite.

Durante a festividade, 12 blocos e duas escolas de samba encantaram o público com os belíssimos desfiles e apresentações. Foram eles: Bloco Oh Povo Feio Raiz, Bloco Oh Povo Feio 10, Bloco Duque Folia, Unidos do Duque, Nação Rubro Negra, Explosão de Cuiabá, Unidos do Carumbé, Boca Suja, Império de Casa Nova, Tradição do Araés, Unidos Do Araés, Divas, Império de Angola e Paiaguás. A Banda Saca Rolha levou muita animação cantando as marchinhas de Carnaval.

Leia Também:  Procuradores e auditores parabenizam prefeito Emanuel por sensibilidade na aprovação do PCCS

“Agradeço a Deus por nos dar saúde para estarmos aqui nesse momento. Foram momentos difíceis de pandemia, perdemos muitos amigos e parentes. Hoje é uma satisfação enorme para toda a comunidade do Cidade Alta, pois há tempos nós buscamos uma alternativa de vir para o desfile. Todos estão muito felizes de podermos apresentar o que fazemos, pessoas simples, humildes e trabalhadoras que gostam de Carnaval. Nesse momento, só temos a agradecer as portas que foram abertas pela Prefeitura e pelo povo cuiabano”, disse Paulo Cesar ‘Gatão’, do bloco Oh Povo Feio.

A segurança do local foi reforçada com a presença da Polícia Militar, equipe médica para casos de emergência. A Semob fez o controle do tráfego e as interdições necessárias próximas aos pontos de acesso da área do evento. A Secretaria de Ordem Pública também realizou fiscalizações no local.

No festival, os foliões puderam ainda apreciar comidas típicas, quitutes e bebidas vendidas por barracas e comerciantes locais. “Realmente a organização do evento ficou impecável, nota 10. Segurança, comércio, praça de alimentação, tudo muito bem organizado pela Secretaria de Cultura. Eu como idealizador do Carnaval da Praça Mandioca, realizado há 35 anos, estou muito orgulhoso de estarmos voltando e que ano que vem possamos voltar com força total”, pontuou Marcos Araújo, proprietário do Bar do Araújo.

Após dois anos da pandemia da Covid-19, o Marcos Freiras, finalmente pode levar a filha, a Maria Luísa de apenas três anos, ao primeiro Carnaval.  “É uma alegria muito grande podermos voltar a curtir depois da pandemia, foram dois anos sem o Carnaval e hoje estamos voltando com muita alegria. É o primeiro Carnaval da minha filha, que veio curtir e conhecer essa linda festa”, contou.

Leia Também:  Sugestão de pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro lança construção do Hospital Veterinário

O senhor Augusto Amaro, de 72 anos, folião de longa data, também comemorou o retorno do Carnaval na Praça da Mandioca. “Eu gosto de Carnaval em qualquer lugar, já fui mestre-sala e hoje vim curtir essa linda festa. A organização está muito boa e a Praça da Mandioca é um lugar da família cuiabana, é um prazer ter essa festa aqui”, festejou.

Além de tudo isso, o evento ainda contou com a participação especial da operadora de limpeza pública, Sibele Ferreira, que ficou conhecida como a ‘gari lambadeira’ e da mãe, Dinalva Souza. Sibele, que virou sensação após um vídeo em que aparece dançando durante o Festival Matula viralizar nas redes sociais, recebeu durante o Carnaval o título de ‘Miss Cultura Popular’ e desfilou ao som escola de samba, Império de Casa Nova.  

“Estamos muito felizes, depois desse dia maravilhoso com salão de beleza, unha, maquiagem, agora pudemos participar desse carnaval com muita alegria e samba no pé”, disse Sibele.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro abre oficialmente a programação da 54ª Expoagro

Publicados

em

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou neste sábado (02), a solenidade de abertura oficial da programação da 54ª Expoagro, que começa na próxima segunda-feira (04) e vai até o dia 10 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro – ACRIMAT.

O evento começou com uma cavalgada que reuniu as comitivas com cerca de 70 cavaleiros e amazonas, com participação da cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso. Os cavaleiros saíram do parque de exposições e passaram pela Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha). O controle do tráfego foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). Por fim, as comitivas chegaram ao Palácio Alencastro, onde foram recebidos pelo prefeito e demais autoridades, com um café da manhã ao som do Corpo Musical da Polícia Militar.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal também assinou o Decreto que transfere simbolicamente o seu gabinete, entre os dias 4 e 8 de julho, para o local onde será realizada a feira agropecuária. “Após o período em que ficou suspensa a Expoagro, especialmente nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, recebemos de braços abertos esse grande evento festivo, de negócios e de oportunidades, que coloca Cuiabá na vitrine da economia do setor agropecuário, marcando a tradição de um Estado e uma capital do agronegócio que fomenta o seu desenvolvimento e demonstra a importância do fortalecimento do setor agropecuário. Por isso, celebramos a retomada da 54ª Expoagro e, em homenagem a essa importância, estamos transferindo simbolicamente o nosso gabinete para o Parque de Exposições Jonas Pinheiro e daremos expediente lá também, para mostrar não apenas o envolvimento, mas também o comprometimento da Prefeitura de Cuiabá com o setor agropecuário da nossa capital”, destaca o prefeito.

Leia Também:  Corrida Pela Preservação da Água reúne mais de 500 atletas em Lucas do Rio Verde

Após cinco anos desde o último evento, a Expoagro que é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, retorna ao público reunindo diversas atividades como exposições de ovinos e pequenos animais, fóruns das Cadeias Produtivas, debates, palestras e oficinas gratuitas, além de rodeios e shows com atrações nacionais. “Esse ano será muito diferente, porque sempre a programação é realizada em dois finais de semana. Mas, devido ao tempo hábil para organização, decidimos fazer seis dias de evento com três dias de shows gratuitos, isso nunca havia ocorrido. Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá entra com um apoio muito amplo, que vai nos ajudar a realizar um belíssimo evento, tenho certeza que vai ser um sucesso”, disse o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira.

Para a edição deste ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, está montando um estande com mais de 3 mil m², que apresenta os pilares do programa Pra Frente Cuiabá, são eles: Agro da Gente, Sine da Gente, Cuiabanco, Imex e Qualifica Cuiabá. A estrutura abrigará ainda o gabinete do prefeito, que será transferido para o local durante os dias do evento.Também estará disponível uma exposição com os tratores e equipamentos que atuam na agricultura familiar, uma área de sustentabilidade com placas solares, um container com amostras sobre a ferrovia e, mais uma novidade, um painel de led com transmissão ao vivo dos rodeios e shows para o público. A ação conta ainda com participação efetiva das secretarias municipais de Turismo e Cultura, Esporte e Lazer.

Leia Também:  Sugestão de pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro lança construção do Hospital Veterinário

“Sem dúvida, a 54ª Expoagro representa história, o maior evento ligado ao setor do agronegócio e, por isso, a Prefeitura não poderia, neste período pós-pandemia, ficar ausente desse evento e de forma muito nobre estamos promovendo a abertura de forma oficial. Além disso, preparamos o nosso estande que é uma integração de esforços de várias secretarias para fomentar o desenvolvimento da economia da nossa região, com o programa Pra Frente Cuiabá, integrando o Turismo e a Cultura. Teremos ainda a participação da Prefeitura no fórum de palestra, onde estaremos discutindo a logística de Cuiabá, o empreendedorismo e o projeto do programa de agronegócio de Cuiabá.  Então, nossa expectativa é muito positiva”, pontua o secretário Francisco Vuolo.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, mencionou ainda o investimento na realização das obras de requalificação do parque de exposições. “A Prefeitura de Cuiabá foi e sempre será parceira de um evento tão importante como esse para nossa economia, nossa cultura e para a população. Acrescento também que a gestão, em parceria com o Sindicato Rural, está fazendo a maior obra da história do parque de exposição, que é o Centro de Eventos Jonas Pinheiro. Através de uma emenda federal e uma contrapartida da Prefeitura de Cuiabá, estamos transformando aquele espaço no maior centro de eventos do Centro-Oeste”, reforça Stopa.

Também estiveram presentes o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, o diretor do Sindicato Rural, Allan Paulino, o deputado estadual, Carlos Avallone, entre outras autoridades.

Confira a programação completa:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA